Opinião: Resumão Copinha: O que esperar do time para a Copa SP 2023

Base alvinegra
Base alvinegra. Foto: Mourão Panda – Ag. Corinthians

Olá, Fiel, hoje resolvi tirar um tempo para termos enfoque na competição mais importante da base Corinthiana, e que inaugura o calendário de 2023: – A Copa São Paulo de Futebol Junior.

A competição na qual o maior campeão é o Campeão dos Campeões, está em sua 53ª edição, e o Timão é o maior vencedor com 10 conquistas. O time não vence a competição desde 2017, na qual revelou jogadores como Pedrinho, que obteve maior destaque.

Nesta atual edição, o time comandando pelo técnico Danilo, tem diversos jogadores que já participaram do elenco profissional em 2022, como Guilherme Biro, Arthur Souza, Matheus Araújo (capitão) entre outros, e traz grandes expectativas para o torcedor de ir bem.

Coisas a se destacar desta equipe Sub-21:

  • 2 vices campeonatos em 2022 (Brasileiro e Paulista)
  • Fortalecimento de um sistema de jogo no qual os jogadores entendem o que devem fazer e o que Danilo planeja pro time está mais a mostra. Um futebol cadenciado, que gosta da posse e que busca ser forte defensivamente e com equilíbrio no ataque. A marca do Corinthians na última década que foi vitoriosa.
  • Surgimento de jovens que tem potencial de evolução para o time profissional. Guilherme Biro e Arthur Souza tiveram minutagens em campo, Léo Maná teve até um jogo que iniciou de titular, gerando rotatividade e “cancha” para o desenvolvimento dos atletas.

O que pode preocupar desta equipe sub-21:

  • O time ao meu ver tem carência em posições: as laterais aparentemente são os elos fracos da equipe, a volância são jogadores com idade para estourar a categoria, então isso pode acabar causando uma pressão maior nestes jogadores para se destacar.
  • A inexperiência de Danilo como treinador: Tudo bem, ele tem 2 vices campeonatos, mas o time muitas vezes oscilou em campo, houveram variações táticas em momentos decisivos que custaram caro, e muitas vezes os jogadores parecem ainda estar abaixo fisicamente nas disputas com outras equipes de mesma categoria.

Para finalizar, a equipe atual tem 2 jogadores de 15 e 16 anos que geram muita expectativa na torcida:

Pedro: atleta que participará de sua 2ª copinha e sempre listado nas seleções de base de suas categorias. O atleta busca ser protagonista nesta edição. Vejo com ótimos olhos ele sendo titular e tendo destaque, tanto financeiramente, quando esportivamente. É um jogador que ainda temos dificuldade no elenco, que é o ponta rápido, que tem o drible como força principal.

Guilherme Henrique: centroavante do sub 17 com apenas 15 anos, o menino foi o artilheiro da categoria, mesmo sendo 2 anos mais novo do que é o limite, vem recebendo vários elogios da comissão técnica e pode ser um surpresa interessante.

Bem, desejo o título obviamente, mas principalmente que surjam jogadores que possam realizar a transição pro profissional e possa auxiliar a equipe neste 2023, sendo jogando as vezes, peça de reposição, ou vendas mesmo, pois o clube precisa fazer caixa.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.