Opinião: Para ontem, reforços no meio-campo!

Duílio
Duílio Monteiro Alves. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Por: Henrique Olivo

O Corinthians começa o ano com as seguintes opções para a meiuca: Fausto Vera, Roni, Cantillo, Du Queiroz, Maycon, Renato Augusto, Giuliano e Paulinho. Acrescente ainda alguns dos meninos da base. Ora, não parece pouco, mas é.

Vamos aos fatos: O bom Du Queiroz vai embora no meio do ano, pois foi envolvido na negociação por Yuri Alberto, Cantillo mantém a mesma falta de intensidade de sempre e Maycon parece seguir com os problemas físicos do ano passado. Já no caso dos veteranos, o problema é conhecido: Paulinho não jogou uma única vez após lesionar o joelho, Renato sente o peso da idade e não aguenta jogos em sequência, Giuliano tem grandes oscilações em seu desempenho.

Por enquanto, ao menos nos primeiros jogos, a boa surpresa é Roni, que parece um jogador muito mais maduro e com melhores fundamentos do que apresentava no ano passado. Fausto, se recuperar bem da lesão, certamente apresentará seu bom futebol na cabeça de área. Mas não basta para um clube com as ambições do Corinthians.

Com essas observações e com o conhecimento do massacrante calendário do futebol brasileiro (que esse ano até melhorou um pouco, com mais de um mês de pré-temporada), resta cristalina a necessidade por reforços.

E se reforços são bem vindos, reforços ainda no campeonato paulista são melhores ainda. Antecipar o processo de adaptação ao clube e de entrosamento pode ser preponderante para o bom desempenho dos novos atletas nas fases finais dos mata-matas e do brasileirão. Essa questão é importante para evitar o que vivemos no ano passado, com atletas com duas semanas de clube disputando partidas eliminatórias.

Ainda que o clube não viva em um período de bonança e sobra de dinheiro, é preciso buscar alternativas – mantendo a responsabilidade financeira, claro.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.