Atualmente o Corinthians conta com 5 zagueiros no elenco principal, mas três deles estão em fim de contrato ainda neste ano: Balbuena, Bruno Mendes e Gil. Até o momento, nenhum deles foi procurado pela diretoria do clube paulista, que avalia o mercado para fortalecer o setor.
Já é esperado que um do trio não deve ficar e esse é o Balbuena. O paraguaio tem contrato até no meio do ano e não deve ser renovado. O zagueiro está emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, devido às “cláusulas de guerra”, mecanismo implementado pela Fifa durante o conflito entre russos e ucranianos no Leste Europeu, que já dura um ano.
Os atletas que atuam nestes dois países têm, portanto, o direito de suspender seus contratos até o meio do ano e acertar com outros clubes do mundo nesse período, assim como o zagueiro.
O contrato está chegando ao fim, e até o momento, a diretoria do Corinthians não procurou o Dínamo para tentar manter ou mesmo eventualmente comprar o zagueiro. A má forma do jogador desde o final do ano passado se agravou neste início de temporada, afetando a decisão do departamento de futebol do clube paulista.
Antes, o diagnóstico era de que a queda de Balbuena se devia à tristeza com a derrota do Corinthians na final da Copa do Brasil. Com isso, o zagueiro tem recebido atenção especial no Campeonato Paulista para que seu futuro no clube seja decidido. Hoje, sua saída já é reconhecida internamente. Inclusive até perdeu o status de titular na equipe.
Por esse fato , a diretoria do Corinthians passou a focar no mercado de zagueiros. Vários nomes foram discutidos internamente, mas nenhuma proposta oficial foi feita por nenhum atleta para o cargo. A princípio é contratar um jogador com menos de 30 anos, mas com alguma experiência no futebol. Inicialmente, o Timão buscou no mercado internacional candidatos com essa formação.
No momento, a dupla titular de defesa do Corinthians é formada por Bruno Mendes e Gil. A dupla está vinculada ao clube paulista até o final do ano, mas nenhum deles foram chamados pela diretoria do Timão para discutir uma extensão de contrato. Bruno estava, inclusive, sendo observado pelo Internacional, o clube que atuou ano passado quando estava emprestado.
O zagueiro Gil passará pela mesma revisão técnica que o lateral-esquerdo Fábio Santos fez no ano passado quando assinou um novo contrato por mais um ano. Até porque o número 4 tem 35 anos e a diretoria levou em consideração seu desempenho durante a temporada ao decidir pela renovação de seu contrato. O futuro do zagueiro só deve acontecer no final do ano, quando o Corinthians vai começar a planejar a próxima temporada.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.