Nos últimos anos o Corinthians vem se mantendo como um dos times mais vitoriosos do futebol brasileiro. Ver o Timão levantar uma taça se tornou algo rotineiro. Mas entre os anos 50 e 70, o clube viveu seu maior jejum da história. Foram 23 anos sem conquistar nenhum campeonato. O clube voltou a levantar uma taça apenas no dia 13 de outubro de 1977, ao garantir o título do Campeonato Paulista. E o herói da conquista foi o atacante Basílio.
Nos minutos finais da terceira e decisiva partida contra a Ponte Preta, o atacante marcou o gol que deu o tão sonhado título ao Corinthians, para a Fiel explodir de felicidade em pleno Morumbi.
Reveja o gol histórico:
BASÍLIO, O PÉ DE ANJO DA FIEL
Marcelinho Carioca cravou seu nome na história do Corinthians, mas foi Basílio. com seu gol histórico em 1977, que ganhou o apelido de “Pé de Anjo” pela primeira vez.
E como é normal para o torcedor, o título veio com uma dose de sofrimento. Isso porque o estadual foi decidido apenas na terceira partida, nos minutos finais.
O Corinthians venceu a primeira partida pelo placar de 1 x 0, gol de Palhinha. Mas no segundo jogo a Ponte Preta empatou a final, ao vencer o duelo pelo placar de 2 x 1 , gols de Dicá e Rui Rei, com Vaguinho descontando para o Timão.
Veio o terceiro jogo e com uma dose de tensão e sofrimento, a Fiel ficou apreensiva no Morumbi até os 36 minutos do segundo tempo, quando Basílio fez o gol que encerrou o jejum alvinegro.
Um fato interessante é que mesmo com esse longo jejum, a torcida do Corinthians seguiu aumentando ano após ano.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.