CBF seguirá modelo da Conmebol e irá divulgar áudios do VAR

VAR
Reprodução

O torcedor terá uma importante novidade no Brasileirão. Conforme apurado inicialmente pelo ge, até o início de novembro a CBF irá liberar os diálogos do VAR para o público. A intenção da entidade é trazer mais transparência para a arbitragem de vídeo. Além disso, essa iniciativa teria como foco minimizar as críticas dos dirigentes brasileiros. A CBF agora estuda como áudios serão divulgados.

O acesso as conversas do VAR é um pedido antigo dos clubes. Porém a CBF chegou a liberar trechos para alguns dirigentes, após partidas polêmicas. Só que agora a intenção é que os áudios sejam públicos, dessa forma, torcedores e dirigentes saberiam exatamente o que foi alinhado entre o árbitro em campo e a equipe do VAR.

A Conmebol já faz isso desde 2019 em suas competições. Áudios da Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo são divulgados nas redes sociais. E a repercussão vem sendo positiva. Poucos problemas acontecem e quando ocorrem, a entidade sul-americana pune os envolvidos, como já aconteceu partidas das Eliminatórias.

Neste primeiro momento, a CBF planeja liberar os áudios apenas dos confrontos da Série A do Brasileirão.