Corinthians encerra o Brasileirão sem vencer fora de casa no segundo turno

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

A última partida do Corinthians no ano e no Campeonato Brasileiro, tinha um significado muito maior do que o de conquistar os três pontos. Se vencesse, o Timão ia quebrar um jejum de meses sem vencer fora de seus domínios. Se dentro da Neo Química Arena o Corinthians era visto como um adversário indigesto, como visitante a história é completamente o contrário.

O returno do Brasileirão foi em setembro de 2021. De lá pra cá, o Corinthians manteve uma invencibilidade em seu estádio, mas na casa de seus adversários jogava mal e quase nunca vencia. De vez em quando, a equipe de Sylvinho conseguia arrancar um empate de maneira sofrida, mas nunca uma vitória.

Contra o Juventude na noite desta quinta-feira (9), o Timão poderia ter revertido este retrospecto. Sendo o último jogo do Campeonato Brasileiro de 2021, o clube do Parque São Jorge tinha a chance de vencer a sua primeira partida nos domínios de um adversário. Porém, no Alfredo Jaconi, o clube alvinegro jogou muito mal e quase não levou perigo ao gol do Juventude. Quando o empate parecia certo, Adson tocou na bola com o braço dentro da área e o juiz marcou pênalti. Chico cobrou e Cássio não alcançou. Gol para o Juventude e mais uma derrota do Corinthians fora da Neo Química Arena.

Como foi o Corinthians fora de casa desde o returno

Ao todo, desde a volta do Brasileirão em setembro de 2021, o Corinthians disputou nove partidas fora de casa. Dentre essas, o retrospecto é totalmente desfavorável ao clube do Parque São Jorge. De nove jogos, foram apenas três empates e seis derrotas, tendo um aproveitamento de 0% como visitante.

O Timão empatou com o Atlético-GO por 1a 1; com o Red Bull Bragantino por 2 a 2, em uma partida emocionante, com direito ao empate nos acréscimos do jogo; e com o Internacional, no Beira-Rio por 2 a2, em uma partida que o Corinthians conseguiu ficar na frente do placar por um bom tempo.

Das seis derrotas, quatro aconteceram pelo mesmo placar. Foram nas partidas contra o Sport, na Ilha do Retiro, São Paulo, no Morumbi, Flamengo, no Maracanã e Juventude, no Alfredo Jaconi, que o Corinthians perdeu por apenas um gol de diferença sem conseguir marcar um tento, ou seja, por 1 a 0.

Flamengo e Corinthians
Flamengo e Corinthians

Nas partidas contra o Atlético-MG no Mineirão, e Ceará na Arena Castelão, o placar foi maior. Contra o Campeão Brasileiro deste ano, o Corinthians perdeu de 3 a 0, deixando o Galo mais isolado ainda em sua liderança. Já contra o Vozão, 2 a 1 sofrido, já que o Corinthians lutou para empatar mas levou a virada minutos depois.