Na manhã desta quarta-feira (15), o Corinthians pretende anunciar a volta de um ídolo da torcida alvinegra. Trata-se de Paulinho, ex-camisa 8 da equipe que teve passagens por times da Europa como Tottenham e Barcelona. Até setembro deste ano, Paulinho estava na Arábia Saudita, no time do Al-Ahli, mas encerrou sua passagem precoce pelo mesmo e ficou livre no mercado. Ele é o quarto reforço de peso do Corinthians anunciado no ano de 2021.
Em texto da coluna de Monica Bergo, da Folha de SP, ela divulga aspas do volante. A fala foi enviada por meio de um release do grupo TAUNSA, grande responsável pela volta do jogador. Anúncio saiu antes do Corinthians oficializar.
“Fico muito feliz de poder voltar a atuar com a camisa do Corinthians, o clube que eu amo e que foi o pilar de toda a minha carreira. Quero agradecer ao Grupo Taunsa por nos ajudar a viabilizar minha vinda e por acreditar no maior clube do Brasil.” Disse o jogador sobre o seu retorno.
Relembre a trajetória de Paulinho
Paulinho disputou cerca de 167 jogos pelo Corinthians entre os anos de 2012 e 2013, quando marcou 34 gols com a camisa alvinegra. Ele também foi peça importante na conquista de títulos importantes na história do Timão, como a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA em 2012. Fora os títulos internacionais, Paulinho conquistou um Paulista, em 2013 e um Brasileirão em 2011.
Ele foi um dos responsáveis por um dos gols mais decisivos do Corinthians na Libertadores de 2012. Em cima do Vasco, nas quartas de final, Paulinho subiu sozinho no último minuto de jogo e marcou o único gol da partida. Dessa forma, o tento marcado por ele, de cabeça, foi o único do jogo e classificou o Corinthians para as semifinais, a qual enfrentou o Santos de Neymar, na época.
Em julho de 2013 se despediu do Corinthians e foi para a Inglaterra, jogar no Tottenham. Depois da temporada na terra da Rainha, foi contratado pelo Guangzhou Evergrande, da China, clube o qual permaneceu até 2017. Com seu bom desempenho na Ásia, chamou a atenção de outro clube europeu, dessa vez, do Barcelona. No mesmo ano foi contratado pelos espanhóis e, com a camisa do time catalão, disputou 49 jogos e venceu dois campeonatos, o Espanhol e a Copa do Rei.
E se você acha que seu currículo futebolístico é grande, então se prepare. Paulinho também foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, onde foi titular absoluto de Tite que o conhecia muito bem desde os tempos em que atuava no Timão. Após este período, retornou ao Guangzhou Evergrande e manteve seu contrato com os chineses até junho de 2021.
Após seu período na China, Paulinho chegou a ser especulado no Corinthians no começo do ano até a metade das janelas de transferências. Isso por que ele estava livre no mercado e treinava em Bragança Paulista, no CT do Red Bull Bragantino. O Corinthians tentou a contratação dele para traze-lo junto dos outros grandes nomes como Renato Augusto, Willian, Giuliano e Róger Guedes, porém o Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi mais rápido e assinou com o brasileiro.
Após alguns meses lá, Paulinho encerrou seu vínculo com o time árabe, alegando atraso de salários. Com a rescisão do contrato, em setembro o ex-camisa 8 passou a ficar livre no mercado, chamando, mais uma vez, a atenção do clube alvinegro. Ele voltou ao Brasil e começou a treinar, desta vez, no CT Dr. Joaquim Grava. Tomas Lico Martins, ex-dirigente do Corinthians, deu a notícia da contratação do atleta em primeira mão para o portal Central do Timão, isso em setembro.
Aos 33 anos, Paulinho assina seu contrato para a sua segunda passagem no Corinthians. O novo vínculo terá duração de duas temporadas, ou seja, término apenas em 2023. Agora, com a contratação de Paulinho já efetivada, o Timão tem a prioridade na contratação de um centroavante e um zagueiro para 2022.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.