Para 2022, Corinthians vai buscar equilíbrio para voltar a ser forte

O Corinthians surpreendeu à todos neste returno de Campeonato Brasileiro. No começo da competição, muitos diziam que o Timão brigaria pra não cair. Com as contratações realizadas na metade do ano, o desempenho do alvinegro foi melhor que o esperado, tanto que a equipe de Sylvinho conseguiu ficar no G4 por várias rodadas na reta final. Porém, perdeu a posição e terminou o Brasileirão em quinto lugar, na última rodada, quando sofreu a derrota para o Juventude, por 1 a 0.

Esse rendimento do Corinthians poderia ter sido melhor e a equipe poderia ter terminado o Brasileirão em posições mais altas, se não fosse pelo seu retrospecto como visitante na competição. Desde a volta do segundo turno, o Timão não conseguiu vencer nenhuma partida fora de seus domínios.

A média do Corinthians no campeonato

Em todo o Campeonato Brasileiro , como visitante, o Corinthians teve um total de sete empates, sete derrotas e apenas cinco vitórias. O aproveitamento foi de cerca de 38% dos pontos que estavam em disputa. Esse número fica ainda melhor se analisar apenas o segundo turno, o qual o time do Parque São Jorge obteve seis derrotas e três empates.

Mas, se fora da Neo Química Arena os números impressionam por serem baixos, dentro de casa o Timão conseguiu ter um aproveitamento gigante. Perdeu apenas quatro vezes, enquanto venceu outras dez e empatou apenas em cinco oportunidades. Desta maneira, o aproveitamento foi de 61,4%.

aproveitamento-corinthians-brasileirao-2021
Danilo Fernandes / Meu Timão

São doze jogos de invencibilidade como mandante. Em dezembro, no dia 5, quando enfrentou o Grêmio dentro de sua Arena, o Corinthians tinha um retrospecto de oito vitórias consecutivas em casa. Contra a equipe gaúcha, o alvinegro empatou por 1 a 1, com um golaço de Renato Augusto de fora da área.

Porém, em busca de novas conquistas no ano de 2022, o Corinthians quer reverter seu retrospecto como visitante e busca encontrar um equilíbrio. Foi o que disse o gerente de futebol do clube alvinegro, Alessandro Nunes.

“A palavra é equilíbrio, a gente precisa equilibrar isso, fomos bem no primeiro turno fora de casa e no segundo turno, não. Se não tiver equilíbrio, vai sofrer muito. Você já oscila normalmente, equilibrar é o melhor caminho, não me refiro só ao Brasileiro, não. Me refiro a todas as quatro competições. Período pequeno para quatro competições em um ano que vai terminar dia 15 de novembro. Vai precisar de comprometimento fora de campo também, nas nossas atitudes. Melhor palavra é buscar o melhor equilíbrio”.