Após as festas de fim de ano, ocorreu em todo o Brasil o aumento de números de casos de Covid-19. Desde setembro a média não crescia de tal forma. Porém, mesmo com a taxa de mortalidade causada pela doença estando baixa, governos de diversos estados brasileiros estão tomando medidas preventivas novamente, como a diminuição de público em vários lugares.
Dessa vez, o Governo do Estado de São Paulo determinou que houvesse uma redução na capacidade de estádios para, pelo menos, o início do Campeonato Paulista. O governador do estado, João Dória, deu a informação por meio de sua coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12). A medida teria sido tomada, principalmente pela recente alta no número de internações e ocupação de UTI.
“A partir desta data, o limite é de 70% da ocupação desses estádios. Na Copinha, o público é diminuto, então não existe a necessidade. A Federação Paulista de Futebol já foi comunicada. No caso do futebol, compete ao governo. É uma determinação e deverá ser obedecido”.
“Redução de 30% da capacidade de público em eventos esportivos, musicais, festas e atividades que geram aglomeração ou de acordo com a realidade local”.

A redução de 30% na capacidade total da Neo Química Arena, daria um público total que giraria em torno de 34 mil pessoas. O Corinthians volta a jogar no seu estádio no próximo dia 25 de janeiro, contra a Ferroviária, justamente na estreia do Campeonato Paulista de 2022.
O primeiro slide apresentado pelo governador, mostrava que, em duas semanas, o número de internações mais que dobrou e o de ocupantes de UTI cresceu em 60%. Segundo ainda informações divulgadas por João Dória, os números estão longe do pico da pandemia, tanto no ano de 2020 quanto no de 2021, mas requer certa atenção.
Retomada do público
Vale lembrar que a volta do público nos estádios de futebol ocorreu ainda em outubro do ano passado. No caso do Corinthians, a equipe reviu sua torcida no dia 5 de outubro, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Bahia. Naquela época, o estádio pôde receber apenas 30% de sua capacidade. A retomada até chegar em 100%, ocorreu de forma gradativa.
No dia 1º de novembro, enfrentou a chapecoense com as arquibancadas lotadas. Com o retorno de 100% da capacidade da Neo Química Arena, o Corinthians jogou até o dia 5 de dezembro desta forma dentro de sua casa. Com a volta dos torcedores, o Timão teve a segunda melhor média de público do Brasileirão.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.