Conheça o novo protocolo de segurança para o Paulistão 2022

corinthians-supera-3-bilhoes
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Menos de uma semana para o início da temporada de 2022 aos clubes paulistas. O Campeonato Paulista se inicia neste fim de semana, mas para o Corinthians ele terá início apenas na próxima terça-feira, 25 de janeiro. Porém, com o aumento de casos de Covid-19 e avanço nas contaminações com a nova variante, Ômicron, a Federação Paulista de Futebol precisou tomar alguns novos cuidados também com os jogadores e comissões, além do público nos estádios.

Há algum tempo atrás, o Governador do Estado, João Dória, determinou diminuição na capacidade máxima nos estádios de futebol do estado, pelo menos para este início de campeonato. A partir de agora, cada partida poderá receber apenas 70% de seu público total, evitando aglomerações e facilitando na fiscalização das normas sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel.

Porém, mais que isso, a Comissão Médica da Federação Paulista também resolveu que vai aumentar as regras do protocolo sanitário para a competição. No novo documento que está programado para ser apresentado na data de hoje, fica sendo obrigatório a vacinação completa, além de apresentação de teste negativo para Covid de até 24 horas antes do início da partida, e sete dias de afastamento para casos assintomáticos com teste negativo em sétimo dia.

fpf-determina-novas-regras-para-o-paulista
Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Novas regras para o Paulista

Segundo o médico que preside a comissão, Moisés Cohen, essas novas regras foram debatidas com todos os clubes, assim como com a CBF e a Secretaria de Saúde do estado. As novas normas deverão ser seguidas por jogadores, membros da comissão técnica, delegados e árbitros das partidas.

Sendo assim, essas pessoas, assim como o público, deverão comprovar a vacinação com as duas doses, ou dose única, completas. Além disso, todos, sem exceção, deverão apresentar testes negativos de antígeno, estando ou não vacinado, diferente de antes que o teste era feito somente em quem não havia tomado a vacina.

Outra mudança exigida foi no período de afastamento. A FPF considera o período de dez dias como padrão, porém, permitirá um atleta voltar aos treinos no oitavo dia se ele estiver sem sintomas, além de um teste negativo. Caso positive no sétimo dia, ele deverá aguardar os dez dias padrão de isolamento para retornar.

Uma terceira mudança é no período de afastamento. A federação considera o período de 10 dias como padrão, mas permitirá que um atleta volte aos treinos no oitavo dia caso ele esteja sem sintomas e tenha um teste negativo, feito sob responsabilidade do médico do clube, no sétimo dia.