Há apenas um dia da estreia do Corinthians no Campeonato Paulista, a maior torcida organizada do Timão, a Gaviões da Fiel, se mostra preocupada com a data do jogo do alvinegro. Ao final deste domingo (23), a torcida divulgou uma nota em que se dizia insatisfeita e preocupada com os jogos que acontecerão na data desta terça-feira (25).
Toda essa insatisfação aconteceu porque, ao mesmo tempo em que o Corinthians joga na Neo Química Arena, às 21hrs, o Palmeiras faria a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Santos, no mesmo dia, às 16hrs. O local da final ainda não foi divulgado, mas a tendência é de que a partida ocorra no Allianz Parque, casa do maior rival do Corinthians.
A Gaviões criticou a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Polícia Militar do Estado por marcarem e autorizarem dois jogos no mesmo dia, com horários relativamente próximos e, do mais preocupante, duas torcidas organizadas rivais da capital paulista. A maior preocupação da torcida organizada alvinegra é que corinthianos e palmeirenses terão de utilizar a mesma linha do metrô (linha 3 – vermelha), o que pode causar confusão e violência.

Na nota, ainda, a Gaviões da Fiel afirma que não se responsabilizará por essa organização, além de questionar o sentido da Federação Paulista de Futebol manter as torcidas únicas em clássicos da capital paulista, para evitar esse tipo de confusão, mas marcar jogos de torcidas rivais para o mesmo dia e na mesma cidade, com possibilidade de encontro entre as duas, uma vez que frequentam a mesma linha de metrô.
Agora, toda essa pressão parece ter funcionado. Isso porque, na data de hoje, segunda-feira (24), a FPF já anunciou que a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior será mantida na data que foi prevista, porém alterou o horário do jogo. Ao invés do confronto acontecer às 16hrs, como era combinado, foi alterado para ter início às 10hrs. Com isso, as chances das torcidas se encontrarem no metrô e de ocorrer alguma confusão, é muito menor do que antes.
Abaixo, confira a nota que foi publicada pela Gaviões da Fiel:
Os Gaviões da Fiel Torcida encara com total preocupação os jogos que ocorrerão na próxima terça-feira (25/01).
Não existiu qualquer cuidado e medida de segurança pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e Polícia Militar ao marcar e autorizar a realização de dois jogos no mesmo dia, com horários próximos, de duas Torcidas Organizadas rivais da capital paulista. Mesmo que estejamos tratando de campeonatos diferentes, precisamos alertar o risco dessa situação.
As duas torcidas terão que utilizar a mesma linha de metrô (linha 3 – vermelha) para se deslocarem até seus respectivos estádios. Existirão torcedores de todos os lugares da cidade se deslocando para assistirem suas partidas.
Deixamos aqui nossa enorme insatisfação com à Federação Paulista de Futebol e Polícia Militar. Saibam, que qualquer instituição, não conseguem controlar todas as ações de seus associados. Entendemos que seja arriscado manter esse planejamento que colocaria os torcedores em situações de possíveis confrontos. Desta forma, não podemos nos responsabilizar caso mantenham essa organização.
Precisamos levantar um ponto que tem sido discutido há anos. Qual é o sentido de termos torcidas únicas em clássicos na capital paulista, se estão marcando jogos de times e torcidas rivais para o mesmo dia? Seria isso, uma ação para uma possível punição?
GAVIÕES DA FIEL TORCIDA
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.