O Corinthians fez sua estreia no Campeonato Paulista d 2022 nesta última terça-feira (25), contra a Ferroviária, ne Neo Química Arena. Apesar do empate sem gols, o Timão pressionou seu adversário. Em seu elenco, um misto de atletas. Dos onze titulares, pelo menos seis foram formados pelas categorias de base alvinegra.
Não é novidade que a base do Corinthians sempre revelou grandes talentos do futebol brasileiro. Alguns deles saem do clube mas retornam anos depois, como é o caso do lateral-direito, Fagner e do meia-atacante, Willian. Fagner atuou contra o Corinthians, inclusive, na Libertadores de 2012, quando jogava no Vasco. Willian já teve uma passagem maior na Europa, de muito sucesso no Chelsea, principalmente, e retornou ao Brasil somente neste ano, assinando vínculo com o Timão.
Esses dois atletas foram titulares na equipe que enfrentou a Ferroviária na estreia do Paulistão. Mas eles não foram os únicos ‘Filhos do Terrão’ que foram a campo defender as cores do Corinthians. Além deles, outros quatro atletas estiveram na partida. Um ponto interessante, é que nesse restante, todos eles possuem menos de 25 anos. São eles: o zagueiro João Victor, de 23, o lateral-esquerdo Lucas Piton, de 21, o volante Du Queiroz, de 22, e o atacante Mantuan, de 24.

Como se não bastasse os 45 minutos iniciais com seis meninos da base alvinegra, no segundo tempo o técnico Sylvinho ainda colocou em campo o ponta Gabriel Pereira, de 20 anos.
Para esta temporada, a maioria dos meninos em campo contaram como novidade, em quesito de titularidade. Piton e Mantuan, por exemplo, ganharam a vaga e surpreenderam. O lateral entrou no lugar de Fábio Santos, medalhão que foi de muita confiança para o técnico Sylvinho durante o Brasileirão do ano passado. Mantuan, por sua vez, foi substituto de Jô, que não contava com condições físicas de atuar logo na estreia. Inclusive, o treinador do Timão já garantiu que Mantuan terá mais chances neste ano.
Du Queiroz, por exemplo, superou a disputa de vaga com outro volante, o camisa 5 Gabriel. A princípio, a titularidade seria de Cantillo, mas o jogador foi convocado para defender a Seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA. Dessa forma, a disputa pela vaga ficou entre Gabriel e Du, sendo o cria da base, o que ficou com a titularidade.
Na primeira partida do Corinthians no ano e com tantas joias da base, o Timão até criou grandes e boas chances, mas a maioria delas pararam nas mãos do goleiro Saulo, da Ferroviária.
A próxima partida do Corinthians será neste domingo, às 18h30, contra o Santo André, fora de casa.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.