Vai mudar? Técnico do Corinthians não confirma cinco “estrelas” e pode promover mudanças drásticas

Vítor Pereira
Vítor Pereira(Foto: Twitter do Corinthians)

O técnico Vítor Pereira recém-chegou ao Brasil, mas já demonstra que pode promover mudanças pesadas no estilo de jogo do Corinthians. O Timão enfrentará o São Paulo logo mais no Majestoso e a prévia da partida indica que o clube deverá ser o mesmo que venceu o Red Bull Bragantino no último final de semana.

Com tabu e estreia de técnico, São Paulo e Corinthians disputam Majestoso no Morumbi

Você conhece o YouTube do Sou Timão? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o Corinthians

Porém, este cenário pode mudar em breve. O português é um estudioso da bola. Então, costuma criar variações táticas e alternativas de acordo com o que pede o jogo. Ele fala em variações em estilos de laterais, por exemplo, ou de esquema tático.

Cinco motivos para acompanhar São Paulo x Corinthians no Morumbi

Por isso, o Corinthians pode não ser visto com as cinco estrelas de seu elenco juntas em campo: Paulinho, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Róger Guedes. Isso vai depender da proposta para cada jogo, explica o técnico Vítor Pereira.

“Comigo é tudo possível. Eu posso pegar um 4-3-3, por exemplo, projetar só um lateral, e manter o outro lateral baixo, abrindo o extremo do lado contrário, já não é um 4-3-3, já estamos atacante num sistema completamente diferente. Vamos imaginar que eu enfrento uma equipe que joga com muita largada em termos de largura, com largura total, eu peço para um dos extremos para fechar na linha de quatro, já não é um 4-3-3, já é uma linha de cinco que passa 5-4-1, ou seja, os sistemas são só um ponto de partida, depois o que podemos fazer é transformar o sistema naquilo que pretendemos em termos ofensivos e defensivos. O futebol já não é aquele sistema rígido de manter um sistema do princípio ao fim, atacar no mesmo sistema, defender no mesmo sistema, o futebol transformou”, disse o treinador durante a entrevista coletiva de apresentação no Corinthians.

Vítor Pereira estreia visando quebrar um tabu pelo Corinthians

Sem vencer no Morumbi desde 2017, o Corinthians vai enfrentar o São Paulo pensando que pode quebrar o tabu. Há quem defina o Timão, inclusive, como favorito diante de um rival instável e sem a formação tática definida.

O português tem um ótimo desempenho em clássicos e pensa que pode vencer o Tricolor. O Timão disputará o segundo clássico na temporada e já tem este desafio que pode dar a Vítor mais um ponto positivo junto à torcida.