Há pelo menos seis jogadores brasileiros, que atuam na Ucrânia, cujas negociações não devem avançar por enquanto. Os clubes nacionais esperam condições mais concretas, juridicamente falando, e detalhes mais específicos da FIFA em relação aos atletas e por isso a tendência é a questão se arrastar pelos próximos dias. O Corinthians está no páreo para contratar dois jogadores do Shakhtar Donetsk: Maycon e Pedrinho.
Com Arena lotada, Corinthians recebe Ponte Preta em crise: Informações e onde assistir AO VIVO
Você conhece o YouTube do Sou Timão? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o Corinthians
O meia-atacante é um dos atletas cuja questão jurídica neste momento é vista como complicada. Na verdade, todo jogador estrangeiro que atua na Ucrânia neste momento está liberado pela FIFA para fechar com qualquer clube do mundo, desde que a janela local permita inscrição: caso do Brasil. Por outro lado, deve-se saber em quais condições isso será possível, porque os contratos estão suspensos, não rompidos.
Ou seja, em qualquer momento, de acordo com o que ocorre com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os jogadores seriam obrigados a retornar àquele país. O Corinthians, por exemplo, gostaria de contar com Maycon e Pedrinho, mas via que três meses de contrato, no máximo, seria menos do que o ideal para a equipe.
Os outros cinco altetas envolvidos na questão são: Dodô, Marlon, Pedrinho e Fernando, todos do Shakhtar Donetsk, e Vitinho, do Dínamo de Kiev, segundo apuração do jornalista Bruno Andrade. Ele informa que todos os atletas citados têm instruções dos advogados nos bastidores (agenciados pelo escritório de Giuliano Bertolucci).
A leitura feita do comunicado da FIFA, na visão dos advogados, é confusa e requer garantias para os clubes em relação a um novo contrato. Também é vista como confusa a abertura de janela de transferências especial na Europa.
Corinthians adota cautela e aguarda retorno da FIFA para decidir por investida
Para o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, a postura de cautela é a adotada e será assim até que a FIFA dê um parecer mais definitivo em torno das questões jurídicas. Caso contrário, não vai realizar qualquer investida, por mais que seja visto como prioridade, por exemplo, de Maycon.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.