Nota de repúdio! Ao todo, 9 clubes das séries A e B assinam carta contra os termos da nova liga “Libra”; Veja quais são

Na noite de sexta-feira (06) algumas equipes das duas principais divisões do futebol brasileiro se posicionaram contra a criação da Libra, criada por Corinthians, os outros grandes de SP e Flamengo

Libra tem apoio da CBF
CBF se disse a favor da Libra | Imagem: Reprodução

As discussões sobre a criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) têm se intensificado ao longo dos últimos dias – após oito clubes assinarem a proposta de criação. Mas é preciso consenso entre os 40 clubes das duas divisões. Isso ainda não aconteceu, e a aparentemente, não vai acontecer tão cedo.

Após uma reunião entre os clubes que não assinaram a criação, um novo bloco de 9 clubes se formou e resolveu se posicionar abertamente. A principal questão está no fato de que as equipes deste novo bloco não aceitam os percentuais de divisão de receitas para adesão à proposta criada pelos paulistas e o rubro negro carioca.

Os oito clubes que assinaram a criação da Libra (Corinthians, Red Bull Bragantino, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo, Ponte Preta e Cruzeiro) concordaram com uma divisão das receitas com:

  • 40% repartidos de forma igualitária,
  • 30% variável por performance
  • 30% variável por engajamento e audiência.

As 27 equipes envolvidas neste novo bloco, no entanto, apresentam uma divisão diferente. Seriam:

  • 50% repartidos de forma igualitária
  • 25% por performance
  • 25% por engajamento

Os critérios sobre o engajamento, por sua vez, ainda estão sendo discutidos – conforme mencionado na carta divulgada pelos clubes.

Além disso, os clubes também buscam garantir que a diferença entre os valores recebidos nessas variáveis não seja muito grande. A proposta do bloco é estabelecer uma máxima diferente entre o que mais ganha e o que menos ganha – de 3,5. Nos bastidores, também discute-se o pedido de 20% das receitas para a Série B do Brasileiro.

Segundo divulgado pelo portão Globoesporte.com, os oito clubes que assinaram a nova carta são:

AS ÚLTIMAS DO TIMÃO: