Torcida do Corinthians passa do ponto em provocação aos rivais e clube pode ser penalizado

Neste domingo (22) Corinthians e São Paulo se enfrentaram na Neo Química Arena pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo de tempo distintos, o tricolor paulista saiu na frente do placar na primeira etapa, mas o Timão buscou o empate na segunda.
E num jogo recheado de emoções, o Corinthians por um lado contou com uma tarde ruim de William, mas teve Cássio como seu principal jogador durante os 90 minutos. O goleiro foi fundamental na primeira etapa para evitar um placar maior e brilhou nos instantes finais para assegurar o empate.
Porém, o árbitro Wilton Pereira Sampaio teve de adiar a cobrança de um escanteio, logo no início do segundo tempo do clássico para avisar o quarto árbitro sobre o teor homofóbico de cantos dos torcedores locais.
Para se ter noção do tamanho do “risco” que o Corinthians corre, no Brasileirão do ano passado, por exemplo, o Fluminense foi punido com a multa de R$ 50 mil por cantos homofóbicos, entoados na 35ª rodada, diante do Internacional, em julgamento que ocorreu somente em janeiro deste ano.
O Tricolor Carioca foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Na ocasião, o telão do Maracanã também havia feito campanha contra a atitude, assim como ocorreu neste domingo, na casa alvinegra.
CONFIRA TRECHO DA SÚMULA:
“Cânticos homofóbicos estavam sendo entoados pela torcida do Sport Club Corinthians Paulista. Neste momento, o sistema de som do estádio solicitou que os cânticos fossem paralisados. Reitero que, após a comunicação do sistema de som do estádio, a equipe de arbitragem não identificou mais os cânticos desta natureza e a partida prosseguiu”
Wilton também relatou que objetivos foram arremessados no campo em direção ao lateral Reinaldo noutro momento do jogo e interrompeu a partida por uso de sinalizadores. Além de multa, os ato podem render perda de mando de campo ao Timão; Veja o que disse Duílio Monteiro, presidente do clube:
“A gente é totalmente contra esse tipo de canto. Hoje, todas as vezes que a torcida começou a cantar, a gente colocou no telão, a locutora do estádio reprimiu, porque a gente não acha correto, e o futebol está mudando. A gente conversa com os torcedores, fazemos campanhas. A gente está em 2022, isso tudo não faz mais sentido” – disse Duílio
Sobre o sinalizador, o próprio Corinthians identificou o torcedor e contribui com as investigações afim não só agir corretamente, mas evitar futuras punições. Porém, os casos serão julgados em breve e clube e torcida podem ser prejudicados.
AS ÚLTIMAS DO TIMÃO:
- VÍTOR PEREIRA DETONA RÓGER GUEDES; VEJA ENTREVISTA
- CÁSSIO MELHOR EM CAMPO E WILLIAM MAL; VEJA NOTAS DO CLÁSSICO
- TITE DE VOLTA? VEJA O QUE DISSE O EX TREINADOR DO TIMÃO
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.