Corinthians perde “joia rara” da base e ex-diretor detona Duílio

Duílio Monteiro Alves no Corinthians
Duílio. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O atacante David Viana, de apenas 14 anos de idade, deixou o Corinthians nesta semana. Considerado uma grande promessa do elenco alvinegro e que já chegou a atuar no elenco sub-17, o atleta ex-Flamengo era muito elogiado dentro do clube e atrai interesse de rivais.

Após a perda da promessa, o ex-diretor das categorias de base, Carlos Nujud, criticou a gestão de Duílio Monteiro Alves pela saída de David Viana. Em nota oficial, o gerente ressaltou que conversou com os familiares do atleta para entender os motivos para a saída do Corinthians.

“Eles me relataram que já haviam encaminhado a assinatura do acordo de formação do atleta, pré-estabelecido na sua chegada em fevereiro de 2020, porém o descaso do clube com os compromissos financeiros e o desligamento do gerente da gestão anterior, o Sr. Fernando Yamada, fizeram com que a família decidisse leva-lo de volta ao Flamengo”, disse Nujud.

Veja a nota do diretor do Corinthians na íntegra:

Após as eleições de novembro de 2020 , o então presidente eleito o Sr. Duílio Monteiro Alves optou pela troca de todas as diretorias da gestão anterior, entre elas a diretoria da categoria de base composta, até então, por Carlos Nujud (Nei), Jacinto Ribeiro (Jaça), Carlos Roberto (Nene) e Fernando Matheus.

Muitos assuntos ficaram pendentes e um deles era a assinatura do contrato do David Viana, atacante que trouxemos do Flamengo do Rio de Janeiro.

David é um atleta diferenciado, de projeção, cobiçado por vários clubes grandes do Brasil tido como uma das maiores promessas no cenário nacional a médio prazo.

O atleta em 2019, ano anterior a sua contratação pelo Corinthians, chegou a ultrapassar mais de 100 gols na temporada pelo time da Gávea.

A nova promessa corinthiana veio sem nenhum valor financeiro envolvido e sim participação em percentual futuro para a família, quando da assinatura do primeiro contrato profissional do atleta.

Infelizmente a pandemia e a fragilidade financeira que o Corinthians passa, fez com que muitos compromissos não fossem honrados, chegando a atrasar mais de 6 meses a ajuda de custo da base. Alguns desses valores foram quitados em fevereiro deste ano (2021), porém outros seguem pendentes mesmo após esse acerto .

Eu, Carlos Nujud , tomei a liberdade de conversar com a família e o agente do atleta, para ter conhecimento do assunto, e entendi o descontentamento da família e do staff do atleta. Eles me relataram que já haviam encaminhado a assinatura do acordo de formação do atleta, pré-estabelecido na sua chegada em fevereiro de 2020, porém o descaso do clube com os compromissos financeiros e o desligamento do gerente da gestão anterior, o Sr. Fernando Yamada, fizeram com que a família decidisse leva-lo de volta ao Flamengo.

Faltou habilidade e comprometimento pela causa da atual gestão.

Uma pena já que o Corinthians, segundo especialistas e conhecedores do potencial de David, projetando a carreira do jovem talento, abriu mão de um investimento certeiro que poderia render milhões de euros aos cofres do clube, a médio prazo.

Pra finalizar, vale lembrar a perda do atacante Léo Pereira para o Grêmio, por não termos exercido a compra dos seus direitos federativos no valor de R$ 400.000,00 junto ao Ituano também por questões financeiras, jogador este, que com certeza, muito nos ajudaria no futebol profissional do Corinthians”.