OPINIÃO: Yuri Alberto foi de superestimado a subestimado no Corinthians — e agora, o melhor 9 do Brasil

Leco Viana/Thenews2/Gazeta Press
Leco Viana/Thenews2/Gazeta Press

Por muito tempo, falar o nome de Yuri Alberto, centroavante do Corinthians, em rodas de torcedores, era sinônimo de debate inflamado. Para alguns, ele nunca entregou o que prometeram. Para outros, era uma vítima do momento conturbado dos clubes por onde passou. Hoje, depois de um hat-trick contra o Internacional — seu ex-time — é hora de admitir: o camisa 9 do Corinthians virou o melhor centroavante do Brasil.

Revelado pelo Santos, Yuri sempre mostrou faro de gol. Era daqueles que se posicionava bem, finalizava com naturalidade e jogava para o time. Ainda jovem, trocou a Vila Belmiro pelo Internacional a custo zero e, em pouco tempo, explodiu em Porto Alegre. Gols, entrega e um perfil que agradava qualquer técnico ofensivo. Não à toa, foi vendido ao Zenit por 25 milhões de euros.

Na Rússia, seguiu fazendo o que sabe: gols. Foi campeão nacional e mostrou mais uma vez sua qualidade. Mas o destino o trouxe de volta ao Brasil, dessa vez vestindo a camisa do Corinthians, em uma negociação complexa que envolveu percentuais de diversos atletas. Desde então, virou alvo fácil da torcida e da imprensa. Gols perdidos viraram memes. Lances bizarros alimentaram críticas. E a alcunha de “superestimado” colou com força.

Mas o que poucos perceberam — ou quiseram enxergar — é que, mesmo nos piores momentos do time, Yuri seguia entregando números. Era ele quem brigava entre zagueiros, cavava espaços, finalizava com qualquer brecha e carregava a responsabilidade do ataque. Ele não parou de marcar. Não parou de evoluir.

O hat-trick diante do Internacional, neste sábado, na Neo Química Arena, não foi um acaso. Foi um recado. Um lembrete de que subestimar Yuri Alberto virou um erro recorrente. Em um futebol brasileiro carente de centroavantes completos, ele se mostra cada vez mais pronto, técnico e decisivo.

Hoje, quando se olha para os concorrentes à camisa 9 — tanto no cenário nacional quanto em projeções de Seleção Brasileira —, é impossível ignorar que Yuri está no topo. Aos 24 anos, ainda tem margem para crescer. Mas já passou da hora de reconhecer: o atacante que virou piada está rindo por último. E com muitos gols no currículo.

Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Yuri Alberto – Centroavante do Corinthians – Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Torcedor, deixe seu palpite para Corinthians e América de Cali!
0 Votos

Confira a tabela do Timão para as próximas rodadas

06/05 – TER – 21:30 – CONMEBOL Sulamericana – América de Cali

10/05 – SAB – 18:30 – Brasileirão Série A – Mirassol

15/05 – QUI – 19:00 – CONMEBOL Sulamericana – Racing-URU

18/05 – DOM – 16:00 – Brasileirão Série A – Santos

21/05 – QUA – 21:30 – Copa do Brasil – Novorizontino

Torcida do Corinthians celebrou com a taça na mão - Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão
Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Acompanhe tudo sobre o Timão pelo nosso canal no Whatsapp

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.