Opinião: O que fazer com Cantillo?

Cantillo
Volante Cantillo. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Por: Henrique

O meio-campista Victor Cantillo chegou ao Corinthians no início de 2020 como um dos pedidos do então treinador corinthiano, Tiago Nunes. Seu impacto inicial foi notável, gerando grande empolgação entre torcedores e comentaristas. Desde então, altos e baixos tem marcado o atleta em sua trajetória no timão, intercalando momentos de destaque e seguidos jogos no banco de reserva (e, em alguns casos, sem nem mesmo ser relacionado).

São várias as hipóteses e teses sobre o desempenho do camisa 24 até aqui. Uma parte da torcida costuma apontar para sua lentidão e falta de intensidade na marcação, algo que não seria compatível com o futebol atual, cada vez mais jogado em transição e exigindo uma maior capacidade física dos atletas.

Também é possível debater sobre sua aparente timidez, sempre perceptível nas entrevistas. Vale lembrar que em seu primeiro ano, o meia colombiano afirmou, em entrevista, que sua queda de desempenho estava relacionada com o que ele chamou de “perda de confiança”, algo que naquele momento era compreensível, pois o atleta estava recuperando-se da COVID. Ademais, não são todos os jogadores que se acostumam facilmente com as mudanças culturais de um novo país e uma nova língua.

De qualquer forma, o fato é que os lançamentos plásticos e as belas invertidas de bola de Cantillo não foram suficientes para a conquista de uma vaga no time titular. A questão, agora, é decidir: Apostar em mais uma temporada do colombiano, ainda que o mesmo venha a compor o elenco e ter uma minutagem reduzida, ou emprestar o jogador e liberar uma vaga para jogadores estrangeiros no time?

Essa é mais uma peça do quebra-cabeça de Fernando Lázaro e sua comissão técnica, que se encontram agora diante do iminente início do Campeonato Paulista, marcado para o dia 15 de janeiro. O jovem treinador, junto dos dirigentes corinthianos, devem perguntar-se sobre qual o espaço que o colombiano terá em um meio-campo que já conta com Maycon (de empréstimo renovado), Renato Augusto, Giuliano, Fausto Vera, Paulinho, Du Queiroz (em negociação com o Zenit), Roni e outros meninos da base.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.