Libertadores não vai deixar Róger Guedes usar a 123 no Corinthians; entenda

Uma das maiores contratações do Corinthians na janela de transferências de 2021, o atacante Róger Guedes, não poderá utilizar a sua marca registrada na equipe durante a Copa Libertadores da América em 2022. A camisa 123, símbolo do atleta no Timão, não é aceita pelo regulamento da Conmebol para a competição.

Mas isso tem uma explicação. É por que o torneio só aceita inscrições de atletas com as camisas de numeração entre 1 e 50. Esta relação, inclusive, aumentou comparada aos anos anteriores, onde as camisas só podiam ser de numerações de 1 a 30. Desde a pandemia de Covid-19, em 2020, a competição alterou o número de inscritos de 30 para 50.

Róger Guedes 123 no Corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Além de Róger Guedes, outro jogador do Corinthians terá que modificar a sua numeração na camisa. Trata-se do jogador Jô, que utiliza o número 77. Desde que retornou ao Timão com esta numeração, este problema já ocorreu com o artilheiro no ano passado, quando utilizou a camisa com número 9 durante a Copa Sul-Americana.

O Corinthians na Libertadores

Outro ponto definido pelo manual que foi dado os clubes e divulgado na internet, é a data limite para a divulgação da lista de inscritos para a competição. em 2022, a data final será no dia 2 de abril, último sábado antes do início da fase de grupos da Libertadores da América. O Corinthians deverá divulgar seus jogadores nesta data.

Para além do Corinthians, um ponto importante foi a determinação do Athletico que, mesmo competição da Copa Sul-Americana de 2021, será cabeça-chave do torneio, ou seja, jogará com o Cerro Porteño, do Uruguai, no Pote 2 da disputa.

Assim, o Corinthians já sabe que cairá no grupo junto de algum time considerado de tradição dentro da competição latino-americana. Entre as possibilidades, o Timão poderá encontrar por seu caminho logo na fase de grupos, Boca Juniors ou River Plate, da Argentina, além de Peñarol ou Cerro Porteño, do Uruguai. O Peñarol venceu as últimas duas partidas que disputou com o Corinthians, porém na Sul-Americana, no ano passado. O Boca Juniors, por sua vez, perdeu o título da Libertadores para o Timão em 2012.

Os outros membros do pote 1 são brasileiros e o regulamento impede times do mesmo país se cruzando nos potes 1 e 2.