Brasileirão: Clubes da Série A se unem e vão criar liga separada da CBF

Duílio Monteiro no Corinthians
(Foto: Twitter do Corinthians)

Nesta terça-feira (15), uma reunião aconteceu no Rio de Janeiro e decidiu pela criação de uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro separadamente da CBF. De acordo com o GE, 19 dos 20 clubes assinaram o documento.

Leia mais: Romero brilha na estreia e vira artilheiro da Copa América; veja os gols

O único clube que não foi representado foi o Sport. Porém, a equipe pernambucana não é oposição à ideia. O clube está sem presidente desde a saída de Milton Bivar, que renunciou ao cargo nesta semana.

A criação da Liga será assunto em uma reunião com a nova direção da CBF. Veja o que o estatuto da confederação diz sobre a fundação de uma liga:

Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.

§ 1º – Para vinculação à CBF e para a integração de suas competições ao calendário anual oficial do futebol brasileiro, as Ligas deverão cumprir os requisitos exigidos pela CBF.

§ 2º – As Ligas, para terem sua vinculação admitida, devem submeter seus Estatutos à prévia aprovação da CBF a quem incumbe definir a competência, direitos e deveres das Ligas, em obediência ao disposto no Estatuto da FIFA.

§ 3º – As Ligas admitidas estarão obrigadas a respeitar o calendário anual do futebol brasileiro, além de subordinarem-se aos Estatutos, normas, regulamentos e decisões da FIFA, da CONMEBOL e da CBF.

§ 4º – As Ligas eventualmente criadas sem observância deste artigo não serão reconhecidas para todos e quaisquer efeitos jurídicos e desportivos como integrantes do sistema da FIFA, da CONMEBOL, da CBF e das Federações filiadas.