Corinthians pode perder até dez mandos de campo; entenda

O Corinthians em 2021 teve a chance de praticar a sua maior vingança em cima do Grêmio. O Tricolor Gaúcho estava prestes a ser rebaixado para a Série B e o jogo que determinaria isso, de alguma forma, ocorreu justamente na Neo Química Arena. Vale lembrar que, em 2006, quem rebaixou o Corinthians havia sido justamente o Grêmio.

Diante deste cenário, a torcida do Timão se viu na obrigação de provocar e fazer piadas com a torcida gremista, que se via quase sem saída. Mesmo a partida tendo acabado com um empate por 1 a 1, o Corinthians conseguiu rebaixar o Grêmio quando foi derrotado pelo Juventude, que também disputava uma vaga fora do Z4.

Diante de uma combinação de fatores, o Grêmio acabou sendo rebaixado e o Corinthians conseguiu a sua vingança. A torcida, na partida que ocorreu na Neo Química Arena, se aproveitou do momento frágil da torcida adversária e fez diversas brincadeiras. Caixões com a letra ‘B’ foram deixados na porta do hotel do Grêmio, assim como faixas dos mais diversos dizeres em provocação, foram erguidas durante o jogo.

Porém, o que era visto como uma brincadeira pode sair caro para a torcida corinthiana e para o próprio Corinthians. O clube foi denunciado no STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) e pode perder até dez mandos de campo em jogos que forem organizados pela CBF, ou seja, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

corinthians-pode-perder-10-mandos-de-campo
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Porém, os motivos para que a punição possa ocorrer não só somente o das provocações feitas. O árbitro da partida, Bruno Arleu de Souza, relatou na súmula que objetos foram arremessados em campo após o gol de Diego Souza. esses objetos teriam sido jogados em direção aos jogadores do Grêmio. Além disso, a torcida alvinegra teria aceso sinalizadores, o que causou paralisação temporária da partida.

Se for, de fato, condenado, o Corinthians terá de arcar com uma multa que varia entre R$ 100 a R$ 100 mil, além de perder alguns jogos de mando de campo. De certa forma, perder sua torcida no estádio, traz prejuízo ao Timão que deixará de arrecadar com a venda de ingressos. A princípio, a previsão é de 10 jogos sem torcida, como prevê o artigo 213 da CBJD.