A campanha “Doe Arena”, criada para ajudar o Corinthians a quitar a dívida da Neo Química Arena, foi prorrogada até o dia 31 de dezembro deste ano. A iniciativa, liderada pela torcida organizada Gaviões da Fiel, completa seis meses com um saldo de R$ 40,4 milhões arrecadados, o que representa cerca de 5,7% da meta de R$ 700 milhões.
Para impulsionar as doações, os organizadores anunciaram a realização de ações especiais nos próximos meses, incluindo a promoção de shows, uma corrida de rua, além de atividades de marketing em dias de jogos, transmissões ao vivo (lives) e distribuição de brindes aos torcedores.
As contribuições podem ser feitas de forma simples, via PIX, pelo site oficial: doearenacorinthians.com.br. Uma comissão fiscal independente supervisiona todo o processo, garantindo que o clube não tenha acesso direto aos valores e que os recursos fiquem protegidos contra eventuais bloqueios ou penhoras.
Engajamento crescente
No início, o Corinthians adotou uma postura de apoio discreto à campanha, mantendo certo distanciamento. Porém, com o passar do tempo, o clube passou a reforçar a divulgação e até inseriu a marca da campanha nos ombros da camisa oficial.
Especialistas analisam a campanha
Segundo Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, embora o valor arrecadado ainda esteja longe da meta, o resultado é expressivo diante das dificuldades enfrentadas pelo clube:
“Acredito que tenham sido ótimos números, mesmo sem alcançar o valor total almejado. Para ter uma análise mais criteriosa, é preciso perguntar: quantas campanhas pontuais de esporte no país já arrecadaram cifras iguais? Este sim é um indicador comparativo. Agora é entender como reaquecer a campanha após crises institucionais para que o torcedor continue abraçando o projeto“, avaliou.
A opinião é compartilhada por Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports:
“O valor arrecadado até o momento é expressivo. Demonstra o engajamento, comprometimento e a força de muitos torcedores corintianos com o projeto.”
No entanto, o especialista Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, fez um alerta sobre os limites de campanhas desse tipo:
“Nem 5% dos que se dizem torcedores de um clube estão dispostos a fazer uma doação em prol da instituição, e já vimos dezenas de exemplos disso ao longo das últimas três décadas. Muitos ainda confundem simpatizantes, torcedores e potenciais sócios“, ponderou.
Campanha segue viva
Com o apoio da torcida e a expectativa de novas ações de engajamento, a campanha “Doe Arena” seguirá ativa até o fim do ano, mantendo a esperança de diminuir o pesado passivo financeiro que acompanha o clube desde a construção do estádio.

Confira a tabela do Corinthians para as próximas rodadas
01/06 – DOM – 18:30 – Brasileirão Série A – Vitória
12/06 – SAB – 20:00 – Brasileirão Série A – Grêmio
12/07 – SAB – A definir – Brasileirão Série A – Bragantino
16/07 – QUA – A definir – Brasileirão Série A – Ceará
19/07 – SAB – A definir – Brasileirão Série A – São Paulo

Veja também:
Acompanhe tudo sobre o Timão pelo nosso canal no Whatsapp
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.