O Corinthians estreou no Campeonato Paulista de 2022 contra a Ferroviária. A partida, que aconteceu na noite desta última terça-feira, na Neo Química Arena, deixou a desejar, uma vez que o placar terminou no 0 a 0. O Timão, por sua vez, atacou bastante e chegou a ter chances concretas de abrir o placar, mas não soube aproveitar as oportunidades.
Vale lembrar que em 2021 o Corinthians também empatou na estreia do Paulistão, pelo mesmo placar, porém com o Red Bull Bragantino. Porém, diferente da data de ontem, o Timão não teve uma boa atuação naquela partida. Pensando nisso, aqui vão quatro características do Corinthians que empatou na data de ontem no Paulistão 2022.
- Esquema Tático
Sylvinho já é um técnico conhecido por seu esquema tático não apresentar tantas mudanças. Desde o ano passado, ele insiste no mesmo esquema 4-1-4-1 e desta vez não foi diferente. Porém, a única mudança foram nas peças que compõem a tática de Sylvio Mendes.
Fábio Santos e Gabriel saíram, dando espaço para Lucas Piton e Du Queiroz. No ataque, na posição de centroavante, sem ainda ter um nome de referência, Sylvinho optou por escalar Gustavo Mantuan.
- Desarmes no ataque
O Corinthians conseguiu dominar praticamente os noventa minutos de bola rolando. Na noite desta terça-feira, o Timão conseguiu desarmar muito no campo de ataque. Teve imposição no campo adversário e tomavam as bolas da defesa da Ferroviária em quase todas as saídas de tiro de meta ou reinício de partida.

Ao todo, foram vinte desarmes contra apenas nove da Ferrinha. Jogadores como Willian e Giuliano foram os que mais conseguiram recuperar as posses de bola, ligando, rapidamente, os passes para seus companheiros nos contra-golpes. Pressionando desde o início, a tática funcionou para que o alvinegro conseguisse alguns escanteios. Ao todo, foram 12 bolas cobradas para dentro da área.
- Camisa 9 com outra função
Quem atuou com maior referência no ataque alvinegro, foi o jovem Gustavo Mantuan. Porém, esta função não é a sua de fato. Mesmo atuando em uma função que não é sua, o garoto conseguiu levar muito perigo ao gol de Saulo. Em uma bola cruzada por Lucas Piton, Mantuan cabeceou com perigo e a bola passou a esquerda do gol.
Seus melhores lances foram em bolas enfiadas por trás da zaga, quando ele pôde usar uma de suas principais armas, a velocidade. Diferente de Jô, o garoto não pareceu ter muita habilidade para fazer parede com seus outros companheiros de time, já que ele estava executando uma função que não é sua no time.
- Paulinho: Camisa 15 do Corinthians e função de 9
O Corinthians não conseguiu efetuar a compra de seu novo centroavante para este início de temporada. Muito se falou sobre Paulinho executar a função de falso camisa 9, já que ele tem características de goleador. Precisaram de apenas 30 minutos para ver que o jogador, de fato, possui características de goleador.
Após a sua entrada, no segundo tempo, foram cerca de seis finalizações e três delas com muito, mas muito perigo. Ele entrou para ajudar Giuliano e Renato Augusto, mas por estar mais descansado, foi jogar mais a frente e atuou muito bem.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.