Entenda como joga Luís Castro, treinador pretendido pelo Corinthians; veja

Foto: Vitor Silva/BFR
Foto: Vitor Silva/BFR

O Corinthians está de olho em um nome que chama atenção por onde passa: Luís Castro. Conhecido por sua filosofia ofensiva, ele não se prende a apenas um estilo. Pelo contrário, ele consegue variar suas táticas sem abrir mão do principal objetivo: atacar.

O treinador, que teve passagens por Al Duhail, Shakhtar Donetsk e Vitória de Guimarães, mostrou que sabe dominar o jogo com a posse de bola. Além disso, ele tem uma capacidade especial de desenvolver jogadores e aprimorar jovens talentos.

Foto: Vitor Silva/GE

Filosofia clara, mas organizações diferentes

Apesar de priorizar o ataque, Luís Castro não se limita a um só modelo tático. Ele é capaz de fazer seu time atuar em formações como 4-3-3, 4-2-3-1 ou até mesmo com três zagueiros.

Nos tempos de Al Duhail, por exemplo, a equipe montava um 3-4-2-1 com a posse. O lateral recuava e o ponta abria o campo, gerando profundidade e espaço para as jogadas fluírem.

Foto: Reprodução

No Shakhtar, o mesmo desenho, outra dinâmica

No Shakhtar, Luís Castro manteve o 3-4-2-1, mas com variações claras. A saída de bola vinha do volante, muitas vezes Maycon, ex-Corinthians. Jogadores como Alan Patrick e Marlos cuidavam da construção, alimentando atacantes como Tetê e Taison.

A filosofia era a mesma: dominar e atacar. Contudo, a interação entre os atletas mudava, mostrando a capacidade de adaptação de Castro.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Jogo rápido ou paciente? Luís Castro escolhe o melhor caminho

Dependendo do elenco, Luís Castro opta por um estilo de ataque mais trabalhado ou direto. Com mais técnica, como no Shakhtar, ele privilegiava triangulações.

Já em elencos com menos qualidade de posse, como no Al Duhail, a estratégia era acelerar jogadas e explorar lançamentos. Sempre com a mesma intenção: invadir a área e marcar gols.

Foto: Reprodução

Confira a tabela do Corinthians para as próximas rodadas

24/04 – QUI – 19:00 – CONMEBOL Sudamericana – Racing-URU

27/04 – DOM – 16:00 – Brasileirão Série A – Flamengo

30/04 – QUA – 21:30 – Copa do Brasil – Novorizontino

03/05 – SAB – 18:30 – Brasileirão Série A – Internacional

06/05 – TER – 21:30 – CONMEBOL Sudamericana – América de Cali

Torcida do Corinthians celebrou com a taça na mão - Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão
Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Leia também

Talles Magno, do Corinthians, tem situação revelada após internação por 5 dias na UTI

Acompanhe tudo sobre o Timão pelo nosso canal no Whatsapp