Corinthians pode ter ajuda de “rivais” para garantir vaga na Libertadores; entenda

Corinthians
Divulgação / Daniel Augusto / Agência Corinthians

Por conta dos reforços contratados, a meta do Corinthians é conquistar uma vaga na próxima edição na Libertadores. De preferência já na fase de grupos. E o sucesso de outras equipes pode beneficiar o Timão nessa meta. Hoje os seis primeiros clubes do Brasileirão garantem vaga na competição sul-americana, sendo que o 5º e 6º colocados disputam a pré-Libertadores. Só que o G6 pode virar até um G9 neste ano e o SouTimão explica melhor essa situação.

VAGAS PARA BRASILEIROS NA LIBERTADORES

A cada temporada, o Brasil tem direito a sete vagas na Copa Libertadores da América. Além das já citadas vagas no Campeonato Brasileiro, o campeão da Copa do Brasil também garante classificação ao torneio. Neste ano, ainda lutam pelo título Athletico Paranaense, Atlético-MG, Flamengo e Fortaleza. Dessa forma, caso o vencedor doa competição esteja entre os seis primeiros do Brasileirão, o G6 já vira G7.

Já as outras duas vagas possíveis podem ser por conta dos campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Isso porque em ambas teremos finais envolvendo clubes brasileiros (Flamengo x Palmeiras na primeira, Red Bull Bragantino x Athletico Paranaense). E os vencedores garantem vaga na próxima edição do principal torneio da América do Sul. Por conta disso, caso as equipes campeãs estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, o G6 viraria G9.

CORINTHIANS DEPENDENDO APENAS DE SI

Apesar do cenário descrito, é importante frisar que o clube tem todas as chances de ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão. Dessa forma, o Corinthians garante vaga na Libertadores por suas próprias forças. E esse cenário hoje é totalmente plausível.

Basta lembrar que hoje o Timão é o 6º colocado no Campeonato Brasileiro, com 34 pontos. É a mesma pontuação do Red Bull Bragantino, mas que leva a melhor no saldo de gols. Além disso, a sequência invicta fez com que a equipe se aproximasse dos primeiros colocados. Hoje dois pontos separam o Corinthians do Fortaleza, quarto colocado. Para o Flamengo são quatro pontos de distância, enquanto cinco separam o alvinegro do Palmeiras, vice-líder.

Outro ponto que vale citar são os tropeços recentes dos rivais diretos nas últimas cinco rodadas:

  • Palmeiras – Duas vitórias, duas derrotas e um empate
  • Fortaleza – Quatro derrotas e uma vitória
  • Red Bull Bragantino – Duas derrotas e três empates
  • Porém, é importante lembrar que o Corinthians já fez 23 jogos, mesmo número de partidas que o Fortaleza. Palmeiras e Red Bull Bragantino fizeram 22 jogos, enquanto o Flamengo tem apenas 20 jogos. Dessa forma, a distância do Timão para esses rivais pode aumentar.