Corinthians pode ser “reforçado” por guerra na Ucrânia

Pedrinho está no Shakhtar Donetsk e poderia voltar ao Corinthians. (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Pedrinho está no Shakhtar Donetsk e poderia voltar ao Corinthians. (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Prestes a completar uma semana da situação tensa vivida por jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia, o Corinthians deixa as portas abertas para um possível retorno de jogadores que passaram recentemente pelo clube. Maycon, campeão brasileiro pelo clube em 2017, e Pedrinho, que atuou pelo Timão em 2019, são jogadores do Shakhtar Donetsk. Eles precisaram sair do país europeu, depois que houve a invasão da tropa russa no leste ucraniano.

“Vai, Corinthians”, diz brasileiro que recebeu convite de Vítor Pereira para jogar no clube

Você conhece o YouTube do Sou Timão? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o Corinthians

Atletas brasileiros que atuam na Ucrânia e que estavam isolados em um hotel, em Kiev, após a invasão da tropa russa ao país podem voltar. O Corinthians, em tese, poderia contar com esses atletas ao menos por um tempo. Isso porque a situação se complicou a um ponto que o Campeonato Ucraniano foi suspenso por tempo indeterminado.

Rival colabora, e Corinthians terá quatro “jogos-teste” para Vítor Pereira no Paulistão

Os atletas, principalmente, de Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev, desta forma, podem ser liberados para atuar em outros times para manter o ritmo de jogo. Seja por empréstimo ou em outro formato, porque eles têm contrato. Ao todo, há 30 brasileiros que atuam na primeira divisão da Ucrânia.

Brecha na lei brasileira poderia “reforçar” Corinthians

No Brasil, há uma brecha diferente da praticada em outros lugares do mundo, que permite a chegada de jogadores como Maycon, Pedrinho e também Sidcley, que atua no rival Dínamo de Kiev. Na Europa, a principais grandes ligas (entre elas, a Premier League, LaLiga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1) adotam o sistema de janela de transferência, em que os jogadores só podem ser contratados para atuar nestes períodos específicos. Aqui, não.

No futebol brasileiro, existem períodos para registro de contratos de jogadores que atuam no exterior. Neste momento, no primeiro semestre, pode-se inscrever jogadores que vêm de outros países até 12 de abril. Portanto, haveria a possibilidade de reforçar os times desde que houvesse um acordo para tal.

Na semana passada, o rival São Paulo ofereceu a estrutura dos Centros de Treinamento, em Cotia e na Barra Funda, para que os atletas que saíram da Ucrânia possam manter a forma pelo tempo que for necessário. Isso, claro, sem qualquer obrigatoriedade de que esses atletas defendam o Tricolor posteriormente.

Não há negociações do Corinthians para que seus ex-atletas retornem ao país. Mas o Timão se colocou solidário à situação e também à disposição para ajudar como for necessário.