Corinthians: qual é a popularidade do clube na Europa?

Todos sabemos que o Corinthians é um dos times de maior torcida no Brasil, mas nem todos conhecem a popularidade do clube no continente europeu.

Assim, aqui vamos mostrar a você um pouco mais sobre como o Timão é extremamente popular na Europa. E para poder apostar mais no time de Parque São Jorge, não deixe de usar o código promocional Betano em seu cadastro.

O Corinthians é famoso na Europa? Entenda aqui!

A resposta é sim, mas a popularidade internacional do Timão vai além da Europa, na verdade.

De acordo com um levantamento realizado pelo Observatório do Futebol em 2023, o SCCP é o 4º time mais popular do mundo, sem contar os clubes europeus.

Essa análise é feita considerando o número de seguidores nos perfis oficiais dos clubes nas principais redes sociais, como Instagram e TikTok.

Não dá para deixar de comentar que o time do Parque São Jorge poderia estar no Top-3, não fosse a popularidade que o Al-Nassr ganhou após a contratação de Cristiano Ronaldo.

Outro levantamento feito pelo Observatório, considerando os clubes europeus, mostrou que o Corinthians ficou no Top-20 times com mais seguidores do mundo nas redes sociais.

E apesar da sua popularidade ser maior no continente sul-americano, o clube paulista também é bem conhecido na Europa.

Não dá para esquecer que o Timão foi o último time da América do Sul a ganhar um Mundial de Clubes e vencendo o Chelsea, então campeão da Champions.

Porém, apesar dos títulos da Libertadores e do Mundial terem colocado o clube de vez na prateleira internacional, o Coringão já teve passagens pela Europa décadas atrás.

Desde esse período o clube já se posicionava como uma das equipes brasileiras de destaque no continente.

A excursão do Corinthians na Europa nos anos 1950

Quando a década de 1950 começou, o Coringão já era um dos mais populares clubes do futebol brasileiro, mas ainda precisava expandir-se mundialmente.

Foi justamente nesse período que o clube começou a ter experiências internacionais e uma delas foi uma excursão na Europa no ano de 1952.

O mais marcante dessa passagem corintiana pelo continente europeu foi que os paulistas sofreram apenas uma derrota e tiveram vitórias expressivas por lá.

Aproveitando-se da popularidade do Brasil após a Copa do Mundo que foi disputada aqui em 1950, o Timão embarcou para a Europa para disputar 16 partidas.

Ao todo, o time paulista perdeu somente um jogo em sua partida de estreia na Turquia e depois emplacou uma série invicta.

O Corinthians venceu seis jogos e empatou outro na Turquia em suas partidas seguintes, e depois passou a jogar em países nórdicos.

Em oito partidas contra equipes da Dinamarca, Suécia e Finlândia, o time do povo venceu seis jogos e empatou dois.

Entre as “vítimas” do Timão estavam times tradicionais da Europa, como Fenerbahçe, Galatasaray e a própria Seleção Turca.

A equipe brasileira terminou então a sua passagem de 16 partidas em continente europeu com 12 vitórias, 3 empates e somente uma derrota, além de 57 gols marcados, com uma média de mais de 3 por jogo.

Isso nos mostra um pouco sobre como o Timão foi se tornando um clube famoso em todo o mundo, principalmente em países europeus.

Por mais que o clube tenha se tornado mais popular em todo o mundo com os títulos internacionais da década passada, fica claro que há muitos anos o Corinthians já fincava a sua marca em outros locais, como a Europa.

E todos esses acontecimentos, sem contar os craques revelados para o mundo do futebol, tornaram o Coringão um dos mais populares do Brasil no velho continente.