Corinthians decide extinguir a categoria Sub-23; entenda

Depois de muito tempo mostrando dificuldades financeiras para manter a categoria Sub-23 de futebol, o Corinthians decidiu por encerrar as atividades da mesma dentro de seu clube. Segundo o portal de notícias do MeuTimão, comissão técnica, assim como jogadores que atuavam pelo time, estariam cientes da decisão da diretoria.

Com o fim da categoria, a diretoria e o próprio presidente Duílio Monteiro Alves agora estudam o que vão fazer com o ex-meia Danilo, que assumiu a vaga de treinador do Sub-23 há alguns anos atrás. A diretoria alvinegra pretende manter Danilo como funcionário do Corinthians, e não descarta a possibilidade dele trabalhar com a comissão técnica de Sylvinho. Caso essa proposta não aconteça, Danilo pode ser realocado para outra categoria de base.

Ainda pensando em situações, o Corinthians também trabalha para definir o que vai acontecer com os jogadores que mantém contratos ligados com a categoria. Desde a última temporada, o Timão não renovou ou rescindiu vínculos de 36 atletas. Dessa forma, agora, restam 15 jogadores sob o contrato do Timão, sendo sete deles já estando emprestados para outros clubes.

Veja abaixo a lista de nomes:

Yago – Goleiro – São Joseense-PR
Luan Vitor – Lateral – Oeste
Igor Morais – Zagueiro – Rio Branco-PR
Alan Ferreira – Zagueiro – Oeste
Fessin – Meia – Ponte Preta
Nathan Palafoz – Atacante – Racing de Ferrol-ESP
John Kleber – Atacante – Rio Branco-PR

Entre os outros oito atletas que ainda estão sem destino definido, o Corinthians pode ter o cenário revertido em três novas formas, sendo elas com o lateral Igor Formiga, que está sendo encaminhado por empréstimo à Ponte Preta, além do zagueiro Léo Paraíso, que possui somente mais um mês de vínculo.

Também tem a situação do zagueiro John Lessa que se recupera de uma cirurgia no joelho direito e teve seu vínculo renovado com o Corinthians exatamente por este motivo. O mesmo tem validade até maio deste ano. Ele veio ao Timão por empréstimo, do Vitória. Além disso, os zagueiros Heitor Casagrande e Gabriel Araújo. o volante Kauê Souza e os atacantes Rafael Bilu e Matheus Matias, são cinco atletas que a diretoria necessita procurar interessados ou rescindir os vínculos.

sub-23-do-corinthians
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O Sub-23 do Corinthians teve início no ano de 2019, em janeiro e tinha como meta hospedar atletas que estouraram a idade no Sub-20 e não tinham preparo para o elenco profissional, ao ver da diretoria do clube. Porém, ao contrário do que se esperava, o Sub-23 virou um local onde teve excessos de contratações de jogadores totalmente desconhecidos no meio futebolístico. Segundo ainda o portal MeuTimão, só para o Sub-23, cerca de 44 atletas foram contratados.

Para um efeito de comparação, o único atleta que chegou a subir para o elenco profissional, foi o volante Roni. Raul Gustavo, por sua vez, chegou a treinar e jogar amistosos, mas nunca atuou em jogos oficiais pela categoria de sua equipe.

O aproveitamento desses atletas em campo também não renderam muitas esperanças ao Corinthians com a categoria. Durante seus três anos de existência, foram 46 partidas disputadas, sendo deste montante apenas 16 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, somando um aproveitamento de cerca de 45,65%. Em número de gols, foram 53 feitos contra 51 sofridos.