Nos últimos dez anos, Corinthians demitiu sete técnicos; veja nomes

corinthians-tem-sete-tecnicos-demitidos-desde-2012
Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Corinthians sofreu a derrota em seu primeiro clássico do ano. Jogando dentro de casa, na Neo Química Arena, o Timão levou a virada do Santos e acabou perdendo partida por 2 a 1. Em uma noite de desastres, o técnico Sylvinho acabou sendo demitido, isso por conta do placar do jogo e da pressão da torcida, que protestou nos minutos finais pedindo a saída do treinador.

Se contarmos todas as demissões de técnicos desde 2012, o Corinthians teve um número alto. Foram, ao todo, sete nomes que passaram pelo comando do alvinegro. Dessas sete, quatro foram após derrotas em clássicos, assim como a de Sylvinho, que aconteceu na última quarta-feira, diante do Santos.

Mas diferente das outras, essa é a primeira vez que um técnico cai após uma derrota para o Peixe. Os outros treinadores que caíram após clássicos, foram diante do mesmo adversário, o maior rival do Corinthians, o Palmeiras. Os nomes, no entanto, não estão tão distantes assim para ser lembrados. São eles: Cristovão Borges, em 2016, Tiago Nunes, em 2020, e Vagner Mancini, em 2021.

corinthians-tem-sete-tecnicos-demitidos-desde-2012
Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Outro dado interessante é que, desses sete técnicos demitidos, dois foram interinos e continuaram na posição por mais algum tempo. São eles Osmar Loss, em 2018, e Dyego Coelho, em 2020.

Abaixo, veja a lista dos últimos técnicos do Corinthians e quando ocorreram suas demissões:

  • 2016 – Cristóvão Borges – derrota para o Palmeiras
  • 2018 – Osmar Loss – derrota para o Ceará
  • 2019 – Fábio Carille – derrota para o Flamengo
  • 2020 – Tiago Nunes – derrota para o Palmeiras
  • 2020 – Dyego Coelho – derrota para o Ceará
  • 2021 – Vagner Mancini – derrota para o Palmeiras
  • 2022 – Sylvinho – derrota para o Santos

Não podemos esquecer que as saídas de outros técnicos do cargo do Timão, aconteceram por motivos variados. Tite deixou o Corinthians para assumir a Seleção Brasileira em 2016, antes da chegada de Cristóvão Borges. Fábio Carille, em 2018 no seu auge, saiu para assumir o Al Wehda, equipe da Arábia Saudita que havia lhe feito uma proposta milionária.

Outros cinco nomes levaram o Corinthians até o final das respectivas temporadas, mas não tiveram os seus contratos renovados. São eles: Tite (2013), Mano Menezes (2014), Oswaldo de Oliveira (2016), Jair Ventura (2018) e Dyego Coelho (2019)

Ao todo, Sylvinho teve 43 jogos frente a equipe do Corinthians. Deste montante, foram 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Sua equipe conseguiu marcar 42 gols e sofrer outros 40, ou seja, teve um saldo de gols de 2.