Eternizado na história do Corinthians, Dida completa 48 anos nesta quinta (7)

Dida
Divulgação / Twitter Corinthians

O ano era 1999 e o Corinthians tinha uma de suas melhores equipes da sua história. E como diz o ditado do futebol, “todo grande time começa bom por um goleiro“. Emprestado pelo Milan, Dida chegou ao Timão respaldado por anos de sucesso no Cruzeiro. Coincidentemente a Raposa, com o goleiro como titular, foi a adversária da equipe paulista nas finais do Brasileirão em 1998, com o título ficando no Parque São Jorge.

E rapidamente o jogador ganhou a confiança da torcida. Isso porque sua frieza e agilidade embaixo das traves salvaram o Corinthians em várias oportunidades. E foi onde ele consolidou sua fama como pegador de pênaltis.

DIDA DECISIVO CONTRA O SÃO PAULO

Um dos momentos mais marcantes foi na semifinal do Brasileirão de 1999. Duelo contra o rival São Paulo, que contava com o craque Raí. Para a Fiel, o jogo tinha um gosto especial, afinal o meia tinha retornado do futebol francês em 1998 e foi decisivo na conquista do Paulistão do mesmo ano, justamente contra a equipe mosqueteira.

O primeiro jogo terminou com vitória do Corinthians, pelo placar de 3 x 2. Nenê, Ricardinho e Marcelinho Carioca marcaram os gols alvinegros, enquanto Raí e Edmílson descontaram para o São Paulo.

Mas o grande nome do jogo foi Dida. Isso porque em pleno Morumbi, o goleiro defendeu duas penalidades cobradas pelo ídolo tricolor.

YouTube video

HERÓI DO PRIMEIRO MUNDIAL

Em 2000, o título do primeiro mundial de clubes da Fifa foi decidido entre Corinthians e Vasco, em pleno Maracanã. As equipes brasileiras contavam com times repletos de estrelas. Depois de eliminarem Real Madrid e Manchester United, os clubes fizeram um duelo muito equilibrado. Mas o jogo terminou empatado sem gols.

O título então foi decidido nas penalidades. E brilhou a estrela de Dida. Conhecido por sua fama de pegador de pênaltis, o goleiro defendeu a cobrança de Gilberto e viu Edmundo desperdiçar sua cobrança. Com o placar de 4 x 3 o Corinthians levou seu primeiro mundial da história.

YouTube video

TÍTULOS DE DIDA PELO CORINTHIANS

O goleiro teve duas passagens pelo Timão. Em 2000 ele se apresentou ao Milan, retornando ao clube paulista em 2001. Com 94 jogos pela equipe, o goleiro venceu quatro campeonatos com a camisa alvinegra.

  • Brasileirão – 1999
  • Mundial de Clubes – 2000
  • Torneio Rio-São Paulo – 2002
  • Copa do Brasil – 2002

Seu sucesso no Corinthians inclusive fez com que ele moral para consolidar sua carreira internacional. Isso porque depois da sua passagem pelo Parque São Jorge, Dida seguiu acumulando grandes atuações e títulos. Ao retornar para o Milan, pela segunda vez, ele assumiu o posto de titular incontestável. E o resultado veio em campo. Dida foi o o herói da final da Champions League 2002-03. Mais uma vez, a fama de pegador de pênaltis se fez presente. Foram três defesas na final conta a Juventus e a conquista do título pela equipe italiana.

Para muitos, Dida é considerado o melhor goleiro da história do Corinthians. Para outros ele está atrás de outros ídolos, como Cássio e Ronaldo Giovanelli. Mas o fato é que o ex-atleta tem seu nome gravado na memória e coração dos torcedores.