Duílio completa hoje um ano de presidência no Corinthians; relembre mandato

Nesta terça-feira (4), Duílio Monteiro Alves completa um ano frente ao cargo de Presidente do Corinthians. Desde o dia 4 de janeiro de 2021, Duílio realizou grandes feitos como comandante de um dos maiores clubes brasileiros. Ele começou o mandato de três anos de duração, ajustando as contas do clube e ficou marcado pelas grandes contratações que fez na janela de transferências de meio de ano.

Ao longo desta temporada, ele foi capaz de realizar algumas promessas que fez durante sua campanha, no entanto, outras deixaram de ser cumpridas e ainda estão no papel. Abaixo, confira três propostas que foram cumpridas e outras três que podem ser feitas pelos próximos três anos.

Promessas cumpridas

Quando assumiu o clube, Duílio via o Corinthians com uma dívida próxima de R$ 1 bilhão, isso, sem contar o financiamento de seu estádio, a Neo Química Arena. Para ajudar nas negociações do alvinegro, o presidente contratou uma empresa chamada KPMG. Com isso, foi posto em prática a contratação de uma das quatro maiores empresas de consultorias de gestão do Brasil.

Mesmo com um resultado financeiro de 2021 não revelado, o clube deve fechar seu primeiro ano no azul após quatro anos de déficits. A divida se estancou, porém em um patamar ainda considerado elevado.

Outra proposta que foi (parcialmente) cumprida, foi a de divulgação de balancetes financeiros do Corinthians em todos os meses. Ao longo de 2021, o clube do Parque São Jorge passou a ter mais transparência, porém os balancetes foram divulgados de três em três meses. Para 2022, já foi divulgado que o Corinthians planeja soltar um novo portal de transparência.

Duílio completa um ano de gestão no Corinthians
Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

No masculino, uma das grandes metas e promessas de Duílio, era levar o clube novamente à uma disputa de Copa Libertadores. Embora a equipe não tenha brigado por títulos em 2021, conseguiu a classificação para a competição internacional e diretamente para a fase de grupos. Com a chegada de grandes reforços no meio do ano de 2021, a tendência é que o time vá longe na competição no próximo ano.

Propostas para serem cumpridas

Uma das promessas de Duílio fio a finalização do alojamento do clube. Este, receberia em torno de 160 jovens, capaz de dar conforto e confiança para atletas e famílias que optam, muitas vezes, por outros clubes por conta de custo de transporte, moradia distante e falta de segurança. Além disso, esse alojamento permitiria o Corinthians de acompanhar seus atletas mais de perto, orientando os mesmos nos seus crescimentos pessoais e profissionais.

Mas, isso ainda não aconteceu. O Corinthians até foi atrás de investidores para bancar a construção do CT da base, mas não obteve sucesso. A obra estaria avaliada em cerca de R$ 12 milhões, mas, pode ser retomada ainda neste ano.

Outra meta de Duílio era a de triplicar o número de sócios-torcedores do clube, mas isso ainda não foi possível. O clube ultrapassou os 80 mil membros no ano passado, logo com a volta do futebol, e recuperou os números perdidos durante a pandemia. Porém, este número costumava ser bem maior no passado.

Para este ano, então, Duílio pretende reformular o programa Fiel Torcedor, aproximando ainda mais clube e público.

Como terceira e última proposta a ser citada, o Corinthians havia prometido o lançamento de um novo aplicativo. Segundo o superintendente de marketing do clube, José Colagrossi, a plataforma se chamará One Corinthians e será um dos maiores legados da gestão de Duílio. No entanto, essa proposta ainda não foi cumprida, mas está em desenvolvimento.