Fagner é denunciado e pode pegar até 12 jogos de suspensão; entenda

Fagner será desfalque na estreia do Corinthians na Copa Libertadores (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Fagner será desfalque na estreia do Corinthians na Copa Libertadores (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Esta quarta-feira (19) não parece ter se iniciado com muita boa sorte para o Corinthians e a sua diretoria. Depois de ter sido denunciado no STJD por objetos jogados no campo e ter acendido sinalizadores na partida contra o Grêmio, na penúltima rodada do Brasileirão, o Timão agora pode perder um de seus principais jogadores por um grande período.

Entenda o caso de Fagner

O lateral-direito, Fagner, foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta de sua expulsão na última partida do Campeonato Brasileiro de 2021. Entende-se que, no jogo contra o Juventude, Fagner teria feito uma agressão. Ele irá a julgamento na próxima segunda-feira (24) e pode pegar até 12 jogos de suspensão.

Além disso, o árbitro daquela partida, Rodolpho Toski Marques relatou na súmula atraso de Fagner ao sair de campo. Ele expulsou o jogador aos 45 minutos do segundo tempo, quando o mesmo chutou a barriga do atacante Capixaba. Em súmula, o árbitro relatou: “Informo ainda que o jogador expulso resistiu em deixar o campo de jogo, tendo que ser contido e retirado pelo quarto árbitro da partida”.

fagner-corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Desta forma, Fagner então estaria sendo enquadrado pela Procuradoria, no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. Se pegar os 12 jogos de suspensão, no entanto, o atleta só não irá jogar partidas realizadas e programadas pela CBF, neste caso, confrontos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O julgamento de Fagner, então, ocorrerá na próxima segunda-feira, às 15hrs pelo horário de Brasília. O Corinthians também será réu no mesmo dia por conta do jogo contra o Grêmio. Caso seja considerado culpado, também, a equipe deverá pagar uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil reais, além de também cumprir jogos em casa sem a sua própria torcida.

Os jogos que o Corinthians pode perder a sua torcida, também valem para eventos que forem programados e realizados pela CBF, sendo Copa do Brasil e Brasileirão. O Timão pode ter até doze partidas sem a Fiel na Neo Química Arena, o que causaria dano aos cofres do clube que não arrecadaria fundos nestas partidas.