O Corinthians anunciou na noite desta segunda-feira (31) a contratação do goleiro Ivan, vindo da Ponte Preta, clube do interior de São Paulo. Ivan tem 24 anos e chega para disputar vaga com Matheus Donelli e Carlos Miguel como substituto imediato de Cássio. O contrato do jogador com o Timão é válido até dezembro de 2024. Mas você já conhece Ivan?
Quarto reforço oficial do Corinthians para a temporada de 2022, Ivan foi uma contratação pensada também para o futuro, visto que ele tem muita projeção. Ele tem 1,95 de altura e é jovem ainda, com 24 anos. Como se não bastasse, já fez muita história na Ponte Preta.
Além dele, o Corinthians tem um banco reforçado para a posição, com Carlos Miguel, Guilherme e Matheus Donelli. Cássio, segue como titular absoluto, porém Ivan chega com mais experiência para ser a sombra do camisa 12, já que é visto como um goleiro mais maduro para assumir a posição em caso de emergência em grandes competições, como a Libertadores.
A trajetória de Ivan começa ainda em Campinas. Antes de ir para a Macaca, em maio de 2013, o goleiro pertencia a base do maior rival do time alvinegro. Trata-se do Guarani, outro clube também de Campinas.

Pela Ponte, Ivan estreou justamente contra o time que defende agora, o Corinthians. A partida aconteceu em 2018, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o defensor brilhou e defendeu um pênalti que foi cobrado por Jadson. A defesa ajudou a equipe da Macaca a vencer o Timão em pleno Pacaembu.
Com isso, Ivan seguiu sendo o titular absoluto da Ponte Preta. Ao todo foram 163 partidas com a camisa alvinegra, somando 59 vitórias, 51 empates e 53 derrotas. Durante todos esses anos, Ivan sofreu somente 153 gols.
Trajetória de Ivan no futebol
Mas, a carreira do jovem não se resume somente à Ponte Preta. Ele chegou a ser convocado duas vezes por Tite para defender a Seleção Brasileira principal entre agosto de 2019 e março de 2020. Fora isso, também esteve com a Seleção campeã do Torneio de Toulon, em 2019, na categoria Sub-23.
Como suas principais características, Ivan é um goleiro ágil que consegue fazer boas defesas até com o pé. É um jogador, também, de muito reflexo, o que acaba facilitando em lances que os atacantes adversários tem muita vantagem para fazer o gol.
É um goleiro com muita elasticidade e impulsão, fazendo as bolas lançadas por ele, rondarem os cantos do gol, além de grandes chutes pelo alto. É muito veloz, sabe cortar muitos lances em saídas de gol, ajudando ainda mais nos cruzamentos na área.
Ivan chegou a ser cogitado em grandes clubes mundiais, como o Barcelona. No início de dezembro do ano passado, chegou a ser cogitado para ir ao São Paulo, rival do Corinthians, mas as negociações não deram certo. Por fim, o goleiro foi contratado pela diretoria alvinegra e já está cadastrado no BID da CBF.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.