Júlio César, ex-Corinthians, celebra 37 anos nesta quarta-feira (27); relembre sua passagem pelo Timão

Júlio César
Divulgação / Daniel Augusto / Agência Corinthians

Atualmente no Red Bull Bragantino, Júlio César é o aniversariante do dia. Formado na base do Corinthians, o goleiro teve uma longa passagem pelo Parque São Jorge. De 1999 até 2005 ele atuou nas categorias de base. Em seguida, promovido ao time principal, defendeu as cores do clube até 2014. Depois de anos como reserva, o atleta teve oportunidade como titular em 2010, após a ida de Felipe para o futebol europeu.

Apesar de desconfiança da torcida, o jogador se firmou na posição, sendo peça-chave na conquista do Brasileirão em 2011. Inclusive foi nesse Campeonato Brasileiro que ele ganhou moral com a Fiel, ao terminar o jogo contra o Botafogo, pela 10ª rodada, com uma grave lesão na mão esquerda.

Após o episódio, Júlio ficou um tempo fora dos gramados, mas retornou ao time titular.

PERDA DA POSIÇÃO

Em 2012, Júlio César começou a temporada como titular, sendo o goleiro tanto do Campeonato Paulista como da Copa Libertadores. Mas após falhar nas quartas de final do Paulistão, Tite barrou o atleta. Em seu lugar, nas oitavas de final da Libertadores, foi escalado Cássio. E a partir desse momento, Júlio não voltou mais ao time, uma vez que o novo titular se firmou como um dos melhores atletas da posição na história do Corinthians.

Em 2014 ele foi emprestado para o Náutico, onde acabou jogando até 2016. Em seguida, uma passagem pelo Santa Cruz antes de ser contratado pelo Red Bull Brasil, que posteriormente se fundiu ao Red Bull Bragantino, clube que defende até hoje.

TÍTULOS DE JÚLIO CÉSAR

No Corinthians o goleiro conquistou diversos títulos, desde a categoria de base até o profissional. Dentre os principais destacam-se:

  • Copa São Paulo de Futebol Júnior: 2004 e 2005
  • Brasileirão: 2005 e 2011
  • Paulistão: 2009 e 2013
  • Copa do Brasil: 2009
  • Libertadores: 2012
  • Mundial de Clubes: 2013
  • Recopa Sul-Americana:2013

Já pelos demais clubes, o destaque fica para o título da Série B pelo Red Bull Bragantino, em 2019.