Quem é Gianluca Lapadula, jogador italiano oferecido ao Corinthians?

O Corinthians quer deixar o seu elenco para 2022 ainda melhor. Após o anúncio de Paulinho, o Timão estuda agora a contratação de um camisa 9. Nomes grandes como Talisca, ex-Bahia, e Cavani, do Manchester United, já foram especulados nos bastidores do Parque São Jorge. Porém, nas últimas semanas, o atacante italiano, Gianluca Lapadula, foi oferecido ao Corinthians por um grupo de empresários.

Com pouco conhecimento no Brasil, Lapadula teve sua carreira construída praticamente na Europa e possui, também, relação com a Seleção Peruana, isto por conta de sua dupla nacionalidade por causa de sua mãe. Ele defene a seleção comandada por Gareca desde 2020 e entrou no lugar de Guerrero, que constatava diversas lesões.

Nasceu em Turim no dia 7 de fevereiro de 1990 e começou sua carreira em clubes de pouca expressão no cenário da Itália. Passou por times como Pro Vercelli e Treviso antes de ir em definitivo o Parma. Após ser emprestado para times como Atletico Roma e Ravenna, sem muito sucesso, Lapadula se destacou durante sua passagem no modesto San Marino Calcico.

Em 39 partidas pela equipe na temporada de 2011/2012, conseguiu marcar 24 gols. Seu bom desempenho, então, chamou a atenção do clube do Casena, que também emprestou ele para outros clubes menores. Passou também, por pouco tempo, no Frosione até que chamou a atenção do Gorica, clube da Eslovênia. Em 32 jogos, marcou 14 gols além de ter ajudado na conquista da Copa Nacional. Após isso, Lapadula foi emprestado, novamente, ao Teramo, sendo responsável por 25 gols em 42 partidas.

Após isso, o Lapadula atuou em clubes de maior expressão no futebol italiano. Fez 30 gols em 45 jogos pelo Pescara e foi contratado pelo gigante Milan, lugar onde faturou a Supercopa da Itália em 2016. Saindo da equipe de Milão, ficou por duas temporadas no Genoa, balançando as redes em oito oportunidades das 38 partidas que disputou.

Depois, foi contratado pelo Lecce antes de ir para o seu atual clube, o Benevento, o qual chegou em 2020. Após sua primeira temporada discreta, o centroavante agora é artilheiro da segunda divisão da Itália e tem um total de 10 gols em 16 partidas disputadas. Além disso, ele tem quatro assistências.

Lapadula e a Seleção Peruana

Mas, como Lapadula chegou até a Seleção Peruana? Filho do italiano Gianfranco Lapadula e da peruana Blanca Vargas, o centroavante tem dupla cidadania. Em 2016 chegou a ser convocado suas vezes pelo técnico Ricardo Gareca, uma delas para a disputa da Copa América Centenário. Ele seria o camisa 9 do Peru, mas recusou os convites.

Lapadula, então, tinha o sonho de defender a Seleção Italiana. Ganhou a chance em 2017, quando goleou o San Marino por 8 a 0. Em uma Itália cheia de jovens, Lapadula foi destaque no amistoso, balançando as redes em três oportunidades. Porém, ele não seguiu tendo oportunidades com a camisa da seleção italiana.

gianluca-lapadula-selecao-italiana
Foto: EFE/FABIO MUZZI

Em 2020, recebeu mais um convite de Gareca para defender a camisa peruana. Desta vez, sem novas convocações pela Itália, o atacante aceitou. em 17 partidas, ele somou um total de seis gols e três assistências. Neste ano, inclusive, disputou a Copa América pelo Peru e caiu nas graças dos torcedores da terra natal de sua mãe. Ele terminou a competição como artilheiro, ao lado do grande Lionel Messi e de Luis Díaz.

O contrato do atacante com o Benevento vai até metade de 2023. Em setembro de 2020 ele foi contratado pelos italianos por cerca de 4 milhões de euros e, segundo a imprensa local, o clube italiano não pretende liberar sua maior estrela assim de maneira gratuita. Mas, Lapadula quer se transferir para uma liga de maior expressão e já era esperado que isso tivesse acontecido na última janela de transferências.

Lapadula tem 1,78 metros de altua e é conhecido por ser um grande ‘fazedor de gols’. Além disso, é um jogador com muita entrega e disciplina em campo. Mas, como dificuldades, ele tem a velocidade e bolas aéreas, que não são suas maiores virtudes. Apesar de não ter se animado com a possibilidade de contratação, o Corinthians não descartou a ideia.