Depois de deixar o clube paulista em 2018, quatro anos depois, o zagueiro paraguaio Fabián Balbuena está prestes a vestir novamente a camisa do Corinthians. Em 2018, o zagueiro foi seguir sua carreira no futebol europeu e agora deve retornar ao clube alvinegro após passagens pelo West Ham-ING e Dynamo Moscow-RUS.
Em breve completando 31 anos, o jogador foi um dos principais jogadores do Timão nas três temporadas que disputou pelo clube, entre 2016 e 2018. Consolidado na zaga, foi importante na conquista do Brasileirão de 2017 e no bicampeonato Paulista em 2017 e 2018. Em julho de 2018, o Corinthians vendeu Balbuena ao West Ham, da Inglaterra, pela quantia de € 4 milhões de euros. Vejamos como foi o desempenho do zagueiro na Europa. Todos os dados foram levantados pelo Globo Esporte.
West Ham
Usando a camisa 4 dos Hammers, Balbuena participou de 24 partidas, sendo nove vitórias, quatro empates e 11 derrotas na equipe comandada a época por Manuel Pellegrini. Além disso, foram cinco jogos sem sofrer gols.
Apesar da sequência promissora, o jogador acabou sofrendo uma lesão no joelho e precisou ficar dois meses fora, totalizando 14 jogos afastado dos gramados. Na temporada seguinte (2019/20), mesmo recuperado, Balbuena perdeu minutos em campo. Foram 22 jogos em uma temporada desastrosa que quase terminou em rebaixamento.
Já na sua última temporada (2020/21), foram 19 jogos. O jogador chegou a ficar 11 partidas sem atuar. Balbuena também sofreu com uma pequena lesão na coxa e com a Covid-19. No total, em três temporadas na Inglaterra, foram 62 jogos e três gols marcados.
Dynamo Moscow
Em julho de 2021, Balbuena chegou a custo zero ao Dynamo Moscow, ganhando status de titular assim que chegou ao clube russo. Na atual temporada, teve 31 jogos como titular, dos quais 12 deles o seu time não sofreu gol.
Foram 18 vitórias, quatro empates e nove derrotas, com três gols marcados e quatro amarelos. Além disso, foram sete jogos de invencibilidade com ele em campo. Sua última partida pelo Dynamo foi em 29 de maio, em uma derrota para o Spartak Moscou fora de casa.
Em mensagem à torcida nas redes sociais, Balbuena disse que motivos familiares e pessoais são os únicos que levaram ele a deixar o clube russo.
Seleção paraguaia
Depois do Corinthians, logo em 2019, Balbuena participou de dois jogos da Copa América, sendo expulso contra o Brasil nas quartas de final, em jogo disputado na Arena do Grêmio.
No ano seguinte, com foco nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, Balbuena participou de quatro de seis possíveis jogos. Não perdeu, foram três empates e uma vitória.
Na Copa América de 2021, não teve espaço. Ficou no banco em três jogos. Gustavo Gómez e Júnior Alonso ganharam mais espaço.
Veja mais notícias do Corinthians, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Corinthians Paulista.