Vai embalar? Corinthians demonstra cinco pontos de evolução para Vítor Pereira

Mosquito fez o gol da vitória do Corinthians contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão. (Foto: Twitter do Corinthians)
Mosquito fez o gol da vitória do Corinthians contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão. (Foto: Twitter do Corinthians)

O técnico Vítor Pereira estava na Neo Química Arena no domingo pela manhã para acompanhar a vitória do Corinthians por 1 a 0 contra o Red Bull Bragantino. O português desembarcou no sábado e foi para as tribunas, a fim de entender como é o ambiente que ele terá de lidar ao longo de 2022.

Capitão do Corinthians, Cássio fala sobre novo técnico e fica indignado com violência no futebol: “Não dá para aceitar”

Você conhece o YouTube do Sou Timão? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o Corinthians

De lá, Vítor Pereira viu Mosquito fazer o gol da vitória do Timão, que quebrou uma série de cinco jogos sem vencer o Massa Bruta por todas as competições. O português estava ávido nas anotações que provavelmente se referem a ajustes para serem feitos no time ou apenas observações sobre o time que foi treinado, nos últimos cinco jogos, por Fernando Lázaro.

Com presença de Vitor Pereira, Corinthians vence RB Bragantino no Itaquerão

Cinco pontos de evolução do Corinthians para Vítor Pereira

Diante do adversário mais qualificado na temporada, o Corinthians pode afirmar que passou no teste. O Red Bull Bragantino impôs dificuldade ao Timão sobretudo no primeiro tempo, tanto que Cássio foi eleito o melhor jogador em campo. O Massa Bruta era, antes de iniciar o jogo, o melhor time do Paulistão ao lado do Palmeiras.

Em campo, o Corinthians jogou novamente com os cinco jogadores mais técnicos de seu eleito. Um dos pontos de evolução que podem ser trabalhados por Vítor Pereira é justamente a variação tática. Ontem, em Itaquera, o Timão jogou no 4-3-1-2, com Paulinho jogando próximo de Róger Guedes como uma espécie de segundo atacante e Renato Augusto foi o “camisa 10”.

O termo evolução é erroneamente associado a algo positivo. Coisas negativas também podem “evoluir”. Por isso, algo que precisa ser trabalhado pelo Timão é a proteção ao lado direito de defesa, onde o Red Bull Bragantino sobrecarregou Fagner. Com Du Queiroz à frente da defesa somente, o Timão pode encontrar dificuldades quando encontrar rivais tão qualificados quanto o Red Bull.

Por sinal, melhorar o desempenho da defesa também é um aspecto a ser trabalhado por Vítor Pereira. Apesar do equilíbrio do jogo, o Corinthians cedeu 18 finalizações ao Massa Bruta. A fase de João Victor não está tão boa quanto foi no ano passado, por exemplo.

Muito se discute sobre as opções de banco do Timão para a temporada, quando um dos jogadores que compõem o quinteto não está à disposição. Quem resolveu o jogo, por exemplo, foi Mosquito, que saiu do banco. Mas Guiliano, Renato Augusto, Paulinho, Willian e Róger Guedes se mostraram bem fisicamente e isso é um bom sinal.

O que se precisará trabalhar, e este é o quinto ponto, é criar um processo para não desgastar todos os eles ao mesmo tempo. Em breve, a Copa Libertadores e o Brasileirão vão começar e, portanto, os maiores desafios estarão colocados à mesa para o Timão.